Topo

Firme no saque, Federer passa por convidado francês e faz nona final da carreira na Basileia

Federer busca o hexacampeonato em casa neste domingo, contra Del Potro - REUTERS/Arnd Wiegmann
Federer busca o hexacampeonato em casa neste domingo, contra Del Potro Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann

Do UOL, em São Paulo

27/10/2012 13h47

O suíço Roger Federer mostrou neste sábado porque só teve o serviço quebrado uma vez no ATP 500 da Basileia. Vencendo 80% dos pontos disputados com seu primeiro serviço, o atual número 1 do mundo não enfrentou break points em todo o jogo e garantiu vaga em sua nona decisão do torneio ao bater o francês Paul-Henri Mathieu, convidado da organização, por 7/5 e 6/4.

O resultado coloca Federer na quarta posição entre os tenistas com mais vitórias na carreira, empatado com John McEnroe, com 875 triunfos. Jimmy Connors (1243), Ivan Lendl (1071) e Guillermo Vilas (923) ainda têm números superiores. Se vencer neste domingo, o atual número 1 do mundo também iguala McEnroe na quarta posição em títulos na carreira, com 77.

O suíço joga pelo hexacampeonato contra o argentino Juan Martin Del Potro, 8º da ATP. O retrospecto é amplamente favorável a Federer, que venceu 13 dos 15 confrontos, mas os últimos duelos entre eles foram muito equilibrados. Em Roland Garros, o argentino chegou a abrir 2 sets a 0 antes de sofrer a virada e nos Jogos Olímpicos Federer só venceu por 19/17 no terceiro set.

Federer e Mathieu começaram o jogo confirmando os games de serviço rapidamente, com poucas trocas de bola. A primeira chance de quebra na partida veio no sétimo game, mas Federer perdeu a chance ao dar uma “madeirada” de backhand.

Com os serviços prevalecendo e pontos curtos, o suíço não correu riscos em seu saque. Quando o set parecia caminhar para o tie-break, Federer conseguiu o segundo break point do jogo e, após um dos pontos mais longos, contou com erro de Mathieu para fazer 6/5. Em uma devolução curta de Mathieu, Federer aproveitou para conseguir um winner de forehand na paralela e fechar o primeiro set por 7/5, em 44 minutos.

No início do segundo set, o francês começou a tirar mais pontos no serviço de Federer, ainda sem conseguir break points. Ao sacar em 2/2, Mathieu se complicou ao cometer uma dupla falta e Federer aproveitou para conseguir a primeira quebra na parcial. No game seguinte, Federer se viu pressionado ao sacar em 40/40, mas encaixou um ace e na sequência abriu 4/2.

Seguindo firme no serviço, Federer só precisou confirmar seus games de saque para marcar 6/4 após 1h26. Essa foi a sexta vitória do suíço em seis duelos contra Mathieu, que só conseguiu tirar um set em uma partida.