Topo

Del Potro impõe saque, frustra torcida e conquista ATP da Basileia sobre Federer

Roger Federer e Juan Martin Del Potro posam com os troféus do ATP 500 da Basileia - AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Roger Federer e Juan Martin Del Potro posam com os troféus do ATP 500 da Basileia Imagem: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

Do UOL, em São Paulo

28/10/2012 13h52

O argentino Juan Martin Del Potro entrou em quadra neste domingo disposto a ignorar a torcida suíça e a apagar as derrotas nos últimos sete jogos contra Roger Federer. Em decisão marcada por poucos break points, Del Potro conseguiu impor seu saque diante do líder do ranking mundial, não teve o serviço quebrado em todo o jogo e faturou o ATP 500 da Basileia, com parciais de 6/4, 6/7(5) e 7/6(3).

Este é o quarto título do argentino, atual 8º do mundo, na temporada e o 13º na carreira. O mais importante deles também veio contra Federer, em 2009, quando saiu de 2 sets a 1 e conquistou o Aberto dos Estados Unidos. Nas últimas duas temporadas, porém, Federer havia vencido todos os sete encontros entre eles.

O primeiro set foi marcado por games curtos, pontos ganhos rapidamente no serviço e nenhuma dupla falta. Federer teve um game irregular ao sacar em 2/2 e Del Potro não perdoou. O argentino aproveitou o único break point de todo o set e não deu chances em seu serviço.

NÚMEROS DO JOGO

  • 2h44

    de duração

  • 18

    aces de Federer

  • 10

    aces de Del Potro

  • 5

    break points salvos pelo argentino

  • 87%

    dos pontos ganhos por Del Potro com o 1º serviço

    Perdendo apenas cinco pontos com o saque na parcial, Del Potro marcou 6/4 após 34 minutos, em erro de backhand de Federer na paralela.

    Com o tenista da casa em desvantagem, a torcida começou a se manifestar com mais frequência, tentando empurrar Federer à virada. O suíço teve seu primeiro break point da partida no segundo game do segundo set, mas Del Potro manteve o serviço.

    A partida seguiu concentrada no saque e os dois tenistas ganhavam pontos rapidamente ou lutavam para ver quem tomaria a iniciativa nos rallys. Del Potro começou a levar vantagem, mandando nos pontos com o forehand, mas sem criar chances de quebra.

    Com mais erros no saque, Del Potro chegou ao 11º game acertando 50% de primeiro serviço, mas ainda assim não precisou enfrentar mais break points na parcial. Impaciente quando os pontos ficavam mais longos, Federer cometeu dois erros não forçados e precisou salvar um break point antes de fazer 6/5. Na sequência, Del Potro confirmou o serviço de zero para forçar o tie-break.

    Após longa troca de bolas, Federer forçou um erro do argentino, fez 2/1 e confirmou os dois pontos seguintes no serviço rapidamente. Del Potro diminuiu a vantagem com seu serviço, mas no único ponto que conseguiu uma boa devolução, errou um forehand no fundo e deixou Federer com três set points. O argentino ainda salvou dois deles, com um winner de forehand e um ace, mas errou um slice para Federer igualar o jogo, com 7/5 no tie-break.

    Del Potro diminuiu a intensidade no início do set decisivo e precisou salvar três break points ao sacar em 0/1. Mais inteiro fisicamente, Federer perdeu apenas um ponto em três games de serviço e chegou a mais um break point no sétimo game, mas não aproveitou após o argentino o deslocar no fundo da quadra. Quando tudo indicava para outro tie-break, Del Potro pressionou o saque de Federer e esteve a dois pontos de conquistar o título. O suíço, porém, virou seu game de saque com três aces seguidos e empatou por 6/6.

    Os serviços continuaram mandando no jogo e Del Potro abriu 4/2 após erro de Federer no fundo da quadra. Quando os dois tenistas caminhavam para virar de lado, o recurso eletrônico solicitado pelo suíço indicou que a bola foi dentro. O ponto foi disputado novamente, mas Federer não aproveitou e cometeu um erro não forçado na rede. Seguindo firme no serviço, Del Potro contou com erro de Federer em uma cruzada para finalmente vencer o jogo, após 2h44.