Topo

Djokovic 'encarna' Darth Vader, cai na estreia em Paris e tem pior derrota em 30 meses

Djokovic acena para o público de Paris usando uma máscara de Darth Vader - AP Photo/Christophe Ena
Djokovic acena para o público de Paris usando uma máscara de Darth Vader Imagem: AP Photo/Christophe Ena

Do UOL, em São Paulo

31/10/2012 13h58

Novak Djokovic tentou se mostrar relaxado na estreia no Masters 1000 de Paris após sofrer com problemas estomacais e ler relatos de que seu pai havia sido internado em Belgrado. O sérvio deixou e tensão de lado e mostrou o bom humor habitual ao entrar na quadra com uma máscara de Darth Vader, vilão da série Star Wars, sendo ovacionado pela torcida. Porém, após um primeiro set perfeito, o número 2 do mundo sofreu virada do norte-americano Sam Querrey, com parciais de 0/6, 7/6(7-5) e 6/4.

Mesmo derrotado, Djokovic só precisou entrar em quadra para assegurar o bônus completo de US$ 2 milhões por ter jogado todos os torneios Masters 1000 da temporada. Caso não fosse a Paris, receberia US$ 400 mil a menos, Além disso, ele voltou ao posto de número 1 do mundo, o que já era previsto desde o anúncio de desistência de Roger Federer. 

Segundo a imprensa sérvia, no último domingo Djokovic viajou a Belgrado para visitar o pai, Srdjan Djokovic, que foi internado às pressas com dores nas costas, e voltou a Paris no dia seguinte. Além disso, o número 2 do mundo passou mal durante treino na segunda-feira, chegou a vomitar e adiou um bate papo virtual com seus fãs, que foi realizado nesta terça. Nele, Djokovic trocou os sorrisos e ficou sério ao explicar o mal estar que sentiu e garantiu que estava em Paris desde a última quarta, negando ter viajado à Sérvia em meio à preparação para o torneio.

Djokovic não era eliminado na estreia de um torneio desde março de 2010, quando perdeu para o belga Olivier Rochus no Masters 1000 de Miami, e nesta temporada não havia perdido para um tenista com ranking abaixo do 11º da ATP. Querrey, 23º, é o tenista com ranking mais baixo a derrotar o sérvio em um ano. No início de novembro de 2011, Kei Nishikori, então 32º, também conseguiu virada sobre Djokovic, no ATP da Basileia.

O jogo

Os problemas extra quadra não prejudicaram a atuação do atual vice-líder do ranking no primeiro set. Querrey começou sacando e em apenas dois minutos de game teve o serviço quebrado, com Djokovic movimentando o tenista de 1,98 m de altura.

Ao sacar no terceiro game, o norte-americano abriu 30/0 em busca de recuperação no jogo, mas teve o serviço quebrado novamente. Djokovic seguiu impecável no serviço e nas trocas de bola, sem dar chances ao rival, e fechou o primeiro set com um 'pneu' em apenas 21 minutos.

Incomodado com as devoluções de Djokovic, Querrey não conseguiu mudar o panorama do jogo no início do segundo set e teve o serviço quebrado novamente no primeiro game. Depois de oito games vencidos pelo sérvio, a torcida francesa começou a incentivar uma reação de Querrey. O número 23 do mundo finalmente confirmou um game de serviço, com um ace, e apontou as duas mãos para o céu ao fazer seu primeiro game, ovacionado pela torcida.

Djokovic diminuiu a intensidade em seu serviço e com um erro não forçado de backhand na rede perdeu o game de saque, dando sobrevida ao norte-americano. Mais à vontade, Querrey passou a encaixar o primeiro serviço e equilibrou o jogo, sem ceder mais break points ao sérvio. Djokovic precisou sair de 0/30 em dois games, mas também confirmou os serviços para forçar o tie-break.

Querrey abriu 3/1 no tie-break, mas perdeu a vantagem após uma dupla falta. Depois de três pontos vencidos rapidamente com o serviço, Djokovic sofreu um mini break em longa troca de bola e, ao enfrentar um set point, deu azar em bola que tocou na fita da rede e foi para fora.

No set decisivo, Querrey se impôs com o serviço, resistiu às longas trocas de bola e venceu seus games rapidamente. No quinto game, Djokovic salvou um break point, mas na segunda chance o norte-americano deslocou o rival forçando um erro de backhand.

Sacando em 4/3, Querrey precisou salvar cinco break points, forçando o saque, e confirmou o serviço. Djokovic, então confirmou o serviço com tranquilidade e tentou se manter no jogo ao receber o serviço de Querrey. Novamente sem dar chances, Querrey encaixou um bom saque para fechar a partida após 2h01.