Topo

Após fazer apelo por patrocínio, zebra polonesa apronta de novo e vai à final em Paris

Polonês Jerzy Janowicz comemora ponto na vitória sobre Gilles Simon em Paris - Yoan Valat/EFE
Polonês Jerzy Janowicz comemora ponto na vitória sobre Gilles Simon em Paris Imagem: Yoan Valat/EFE

Do UOL, em São Paulo

03/11/2012 13h22

Número 69 do mundo, o polonês Jerzy Janowicz admitiu que estava vivendo um sonho depois de bater Andy Murray nas oitavas de final do Masters 1000 de Paris. Mas talvez ele não imaginasse que aquilo era só o começo. Neste sábado, o azarão se classificou para a final do torneio ao bater o anfitrião Gilles Simon por 2 sets a 0 e parciais de 6-4 e 7-5.

No dia anterior, depois de vencer Janko Tipsarevic nas quartas, ele revelou seu drama financeiro: “Não fui ao Aberto da Austrália porque não tinha dinheiro. Espero que, depois deste torneio, minha vida mude, que eu encontre um patrocinador e que não precise mais ficar pensando em dinheiro no ano que vem”.

Como finalista do Masters 1000 de Paris, Janowicz já assegurou pelo menos US$ 500 mil de premiação e 600 pontos no ranking, o que o colocará entre os 40 melhores do ranking da ATP na próxima semana.

“Agora estou em todas as televisões polonesas. Espero que, com isto, o tênis se torne mais popular na Polônia”, completou Janowicz, que disputa apenas o seu segundo torneio Masters 1000 na carreira. 

Ao eliminar Gilles Simon na semifinal, Janowicz frustrou a expectativa da torcida de ver uma final francesa em Paris. O polonês disparou 12 aces e contou com bom aproveitamento nas devoluções para conseguir as duas quebras de serviço que determinaram sua vitória em 1h29 de disputa. 

Na decisão do Masters 1000 de Paris ao meio-dia de domingo, Jerzy Janowicz enfrentará o espanhol David Ferrer, que na outra semifinal derrotou o francês Michael Llodra, o último anfitrião que ainda restava no torneio. Ferrer venceu por 2 sets a 0 e parciais de 7-5 e 6-3.