Topo

Ferrer espanta zebra polonesa e consegue em Paris o maior título da carreira

David Ferrer levanta o troféu do Masters 1000 de Paris após conquistar o título - Benoit Tessier/Reuters
David Ferrer levanta o troféu do Masters 1000 de Paris após conquistar o título Imagem: Benoit Tessier/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/11/2012 13h46

A semana mágica do polonês Jerzy Janowicz acabou neste domingo com uma derrota para David Ferrer na final do Masters 1000 de Paris. O espanhol número 5 do mundo venceu a sensação do torneio por 2 sets a 0 e parciais de 6-4 e 6-3 para conquistar o maior título de sua carreira.

Ferrer já tinha 17 troféus em sua coleção, mas nenhum tão importante quanto um Masters 1000. Ele já tinha alcançado três finais deste nível, mas perdeu duas vezes para Rafael Nadal e uma para Andy Murray. Desta vez, ele não teve dificuldades diante do polonês número 69 do mundo.

Jerzy Janowicz chegou à final após eliminar de forma surpreendente os favoritos Andy Murray, Janko Tipsarevic e Gilles Simon. O polonês também sai de Paris com o melhor resultado de sua carreira e com o prêmio de US$ 500 mil, além de uma vaga no top 30 do ranking, com a 26ª colocação assegurada.

O polonês disse viver um “sonho” depois de eliminar Murray. No dia seguinte, ao vencer Tipsarevic, fez um desabafo sobre sua situação financeira: “Não fui ao Aberto da Austrália porque não tinha dinheiro. Espero que, depois deste torneio, minha vida mude, que eu encontre um patrocinador e que não precise mais ficar pensando em dinheiro no ano que vem”.

Um título poderia ser ainda mais marcante, mas Janowicz parou no tenista de melhor ranking na chave de Paris depois da série de zebras que marcou o torneio, boa parte delas provocadas pelo próprio polonês.

Apesar de 11 aces disparados contra Ferrer, Janowicz teve menor aproveitamento de primeiro saque e acabou sendo quebrado três vezes pelo espanhol, que resistiu às pancadas do adversário com a já consagrada consistência no fundo de quadra.

Com o troféu na bagagem, Ferrer agora embarca direto para Londres, onde disputará as Finais da ATP a partir de segunda-feira. O espanhol se garantiu entre os oito melhores tenistas da temporada e vai jogar o último torneio do ano no grupo que também tem Roger Federer, Juan Martin Del Potro e Janko Tipsarevic.