Topo

Federer atropela Tipsarevic na estreia e chega à sua 40ª vitória em Finais da ATP

Federer comemora ponto sobre Tipsarevic em sua estreia nas Finais da ATP - Glyn Kirk/AFP
Federer comemora ponto sobre Tipsarevic em sua estreia nas Finais da ATP Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 13h21

Hexacampeão das Finais da ATP, Roger Federer estreou na edição de 2012 nesta terça-feira com vitória fácil sobre o sérvio Janko Tipsarevic por 2 sets a 0 e parciais de 6-3 e 6-1. O resultado fez o suíço ampliar seus recordes no torneio, que encerra a temporada com os oito melhores tenistas do ano.

Federer já era o maior campeão da história das Finais da ATP, e conseguiu nesta terça a sua 40ª vitória em 47 partidas ao longo de 11 participações. Ele ultrapassou Ivan Lendl e se tornou o tenista que mais jogos venceu na história do torneio. O suíço, que ganhou as duas últimas edições, chegou a 11 jogos de invencibilidade na competição.

Após mais um recorde nas Finais da ATP, Federer relembrou o seu primeiro jogo no torneio, em 2002, contra Juan Carlos Ferrero em Xangai. ''Cheguei como número oito do mundo e estava com o pensamento fixo em conseguir melhorar meu ranking. Foi um grande momento para mim, pois estava num grupo difícil, com o Agassi e o Jiri Novak”, recordou o suíço, que naquele ano só perdeu na semi diante de Lleyton Hewitt.

O adversário da estreia neste ano foi Janko Tipsarevic, número 9 do mundo, que só se classificou para as Finais da ATP por causa da ausência de Rafael Nadal, lesionado. O sérvio não resistiu à superioridade do suíço na quadra coberta de Londres e teve o seu saque quebrado quatro vezes na partida mais rápida do torneio até agora: apenas 1h09 de disputa.

FEDERER EM FINAIS DA ATP

  • 6

    TÍTULOS

     

  • 40

    VITÓRIAS

     

  • 7

    DERROTAS

     

  • 10.850.000

    DÓLARES EM PRÊMIOS

     

    Federer quebrou o saque de Tipsarevic logo na primeira oportunidade para abrir 2 a 0. Com 92% de aproveitamento de pontos em seu primeiro serviço durante o primeiro set, o suíço não teve dificuldade para sair na frente ao fechar por 6 a 3.

    O suíço voltou a quebrar o saque de Tipsarevic no início do segundo set, e então resolveu não perder tempo. Voltou a pressionar o serviço do adversário nos games seguintes e fez 6 a 1 com tranquilidade. O sérvio foi derrotado sem ter tido sequer uma chance de quebrar o serviço de Federer.

    Foi a estreia ideal para o suíço, que não precisou se desgastar muito e mostrou estar em plena forma depois de abdicar da disputa do Masters 1000 de Paris, o que o fez perder a liderança do ranking para Novak Djokovic.

    “Estou jogando sem dor, fiquei feliz em ter conseguido terminar o jogo com facilidade”, comemorou Federer, que ainda comentou ser escolhido o jogador mais popular do circuito pelo décimo ano seguido: “'É uma honra ser admirado em vários lugares do mundo e retribuir esse carinho é um das razões pelas quais sigo jogando”.

    Com o resultado, Federer assumiu a liderança provisória do Grupo B, que terá David Ferrer e Juan Martin Del Potro se enfrentando a partir das 17h45 desta terça-feira. Os dois melhores tenistas de cada grupo conseguem a classificação para as semifinais.