Topo

Ferrer vence Del Potro e mantém domínio de favoritos na 1ª rodada das Finais da ATP

Ferrer alcança bola de Del Potro durante estreia nas Finais da ATP - Dylan Martinez/Reuters
Ferrer alcança bola de Del Potro durante estreia nas Finais da ATP Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 20h24

O espanhol David Ferrer encerrou a primeira rodada de duelos das Finais da ATP nesta terça-feira com vitória sobre o argentino Juan Martin Del Potro, por 2 sets a 1 e parciais de 6-3, 3-6 e 6-4. O triunfo do número 5 do mundo sobre o sétimo do ranking confirmou o domínio dos favoritos nas quatro primeiras partidas do torneio que fecha a temporada com os oito melhores tenistas do ano.

Ferrer assumiu a segunda colocação do Grupo B, que nesta terça teve Roger Federer estreando com vitória fácil sobre Janko Tipsarevic. O suíço será o adversário do espanhol na próxima quinta-feira. No Grupo A, os favoritos Novak Djokovic e Andy Murray também venceram suas partidas.

Embalado pelo título do Masters 1000 de Paris no último final da semana, Ferrer entrou em quadra com retrospecto favorável diante do argentino, e confirmou a sua sexta vitória em oito jogos contra Del Potro. A principal arma do espanhol foi o contra-ataque, aproveitando a força dos golpes do rival.

A agressividade do argentino o levou a ter uma chance de quebrar o saque de Ferrer logo no terceiro game. Mas Del Potro desperdiçou e, no game seguinte, foi o espanhol que teve a oportunidade. Ele não deixou passar e abriu 3 a 1.

Ferrer continuou se defendendo bem das pancadas do adversário, e chegou a lembrar a persistência de Rafael Nadal no fundo de quadra. A consistência do espanhol desestabilizou Del Potro, que não conseguiu reagir no primeiro set e perdeu a parcial cometendo 16 erros não forçados, o dobro do adversário.

No segundo set, o argentino conseguiu voltar para o jogo ao quebrar o saque de Ferrer no quarto game, após um erro do espanhol. O argentino passou a ser mais firme no saque, encaixou seus famosos golpes de direita e devolveu o placar da primeira parcial.

Del Potro não conseguiu manter seu melhor nível no início do terceiro set e já saiu em desvantagem ao ceder uma quebra para Ferrer. Mas devolveu em um momento decisivo e deixou a parcial empatada em 4 a 4. No entanto, quando sacava com 5 a 4 contra, sofreu a quebra e viu o espanhol assegurar a vitória.