Topo

Com "pneu", Del Potro atropela Tipsarevic e embala antes de pegar Federer nas Finais da ATP

Del Potro arrebentou rival no primeiro set e conquistou a primeira vitória no torneio - AP
Del Potro arrebentou rival no primeiro set e conquistou a primeira vitória no torneio Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 19h15

O quarto dia das Finais da ATP, torneio que encerra a temporada com os oito melhores tenistas do ano, terminou com o duelo entre o argentino Juan Martín Del Potro e o sérvio Janko Tipsarevic, pelo grupo B. Ambos vinham de derrota na primeira rodada (Del Potro perdeu para Ferrer, e Tipsarevic para Federer) e precisavam da recuperação nesta quinta. Em pouco mais de 1h15 de jogo, o argentino bateu o adversário por dois sets a 0 (com direito a "pneu": 6/0 e 6/4), se manteve vivo na competição e eliminou o sérvio.

Mais cedo, o suíço Roger Federer mostrou instabilidade no saque, mas venceu o espanhol David Ferrer por 2 sets a 0 e conquistou seu segundo triunfo no torneio.

O primeiro set foi um verdadeiro passeio de Del Potro. Logo no primeiro game, o argentino já quebrou o saque de Tipsarevic, algo que ele iria repetir várias vezes na parcial. No total, o sul-americano teve nove break points durante o set, dos quais aproveitou três. Foi o suficiente para aplicar o chamado "pneu", ou 6/0, sobre o sérvio, que ficou bastante abalado com o fraco desempenho - além de não ter jogado nada, ele ainda cometeu duas duplas faltas e entregou pontos de graça.

Os aplausos da torcida, que queria um jogo mais parelho, fizeram Tipsarevic reagir no segundo set e impor mais dificuldades a Del Potro. O sérvio levou o jogo equilibrado até o 2 a 2, mas aí voltou a ter seu saque quebrado pelo adversário. O argentino, então, só fez o básico no restante do game e fechou por 6/4, chegando ao seu primeiro triunfo nas Finais da ATP. Destaque para ótimo aproveitamento dos pontos quando o primeiro saque entrou: 87%.

NÚMEROS DO JOGO

DEL POTRO TIPSAREVIC
 
4Aces2
2Duplas faltas3
18Winners14
13E. não forçados22
4/12Break points0/1
60% Primeiro saque55

Com a vitória mais cedo nesta quarta, Federer segue liderando o grupo B, com dois triunfos. Com uma vitória e uma derrota, Del Potro aparece em segundo, ficando à frente de Ferrer nos critérios de desempate. Com duas derrotas, Tipsarevic ocupa a lanterna e já está eliminado, restando só cumprir tabela - seu desempenho até aqui foi vexatório, sem vencer nenhum set e ganhando apenas oito games em dois jogos.

Os dois melhores da cada grupo se classificam para as semifinais do torneio, que pode distribuir 1.500 pontos no ranking caso o campeão não perca nenhum jogo. A premiação de é US$ 5,5 milhões.

Nesta sexta-feira, as Finais da ATP continuam com dois jogos pelo grupo A. Às 11h45 (horário de Brasília), o líder Novak Djokovic encara Tomas Berdych em confronto decisivo: o tcheco precisa da vitória para não correr risco de cair ainda na fase de grupos. Mais tarde, às 17h45 (horário de Brasília), o britânico Andy Murray enfrenta o praticamente eliminado Jo-Wilfried Tsonga. Ambos precisam vencer de qualquer forma para tentarem passar à próxima fase.