Topo

Mesmo sacando mal, Federer supera Ferrer e assegura vaga na semi em Londres

Roger Federer saca contra David Ferrer pelo Grupo B das Finais da ATP - Glyn Kirk/AFP
Roger Federer saca contra David Ferrer pelo Grupo B das Finais da ATP Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 13h57

Roger Federer ampliou para 41 vitórias o seu recorde em Finais da ATP e chegou a 12 jogos de invencibilidade na competição ao derrotar nesta quinta-feira o espanhol David Ferrer em sua segunda partida em Londres. Com a vitória por 2 sets a 0 e parciais de 6-4 e 7-6 (5), o suíço se tornou o primeiro participante a assegurar vaga nas semifinais.

Hexacampeão das Finais da ATP e vencedor das duas últimas edições, Federer conseguiu sua segunda vitória sem perder sets e, mesmo que perca o próximo jogo para Juan Martin Del Potro no sábado, estará nas semifinais de domingo. Na estreia, o suíço passou com facilidade pelo sérvio Janko Tipsarevic.

A eficiência do suíço em quadras cobertas foi comprovada diante de Ferrer, o tenista que mais títulos venceu no ano. Federer não precisou sacar bem: teve aproveitamento de apenas 53% em seu primeiro serviço e foi quebrado duas vezes. Também jogou muitos pontos fora: foram 39 erros não forçados contra 24 do rival. Mesmo assim, venceu o espanhol número 5 do mundo sem perder sets.

O histórico dos confrontos anteriores também falou alto, afinal, Federer entrou em quadra com 13 a 0 no retrospecto diante de Ferrer. Mas a sua 14ª vitória sobre o espanhol não veio com facilidade. Logo no primeiro game, o suíço teve que sair de um buraco de 0-40.

Mesmo após ser ameaçado, foi Federer quem abriu vantagem no game seguinte ao precisar de apenas uma oportunidade para conseguir a quebra. Mas Ferrer tirou proveito do baixo aproveitamento de primeiro saque do rival, e acabou empatando a partida.

Mas a experiência fez a diferença para a vitória do suíço no primeiro set. Federer soube a hora de agredir o saque de Ferrer e, com 5 a 4 a favor, conseguiu uma quebra decisiva. O número 2 do mundo saía na frente mesmo com apenas 40% de seu primeiro saque na parcial inicial.

Assim como no primeiro game da partida, Federer começou o segundo set tendo que salvar dois break-points. Mas o suíço conseguiu equilibrar seu saque, embora continuasse tendo trabalho para encaixar o primeiro serviço. Ainda assim, Ferrer não conseguiu ser agressivo o suficiente nas devoluções para aproveitar a brecha deixada pelo adversário.

Na verdade, quem esteve sempre pronto para dar o bote foi o próprio Federer. Ferrer resistiu até o tie-break, mas não conseguiu evitar mais uma vitória do suíço, que fez 7 a 5. Ele chegou a Londres empatado com Ivan Lendl como o recordista de vitórias no torneio com 39 triunfos, mas já ultrapassou o tcheco e ampliou sua marca para 41.