Topo

Djokovic elimina Berdych e se classifica em 1º lugar do grupo nas Finais da ATP

Djokovic devolve para Berdych durante seu último jogo na fase de grupos em Londres - Clive Brunskill/Getty Images
Djokovic devolve para Berdych durante seu último jogo na fase de grupos em Londres Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 14h06

O número 1 do mundo Novak Djokovic conseguiu nesta sexta-feira a sua terceira vitória seguida nas Finais da ATP ao derrotar o tcheco Tomas Berdych na rodada final do Grupo A. Com o resultado de 2 sets a 0 e parciais de 6-2 e 7-6 (6), o sérvio se classificou para as semifinais em primeiro lugar, de forma invicta.

Djokovic se juntou a Roger Federer, primeiro tenista a se classificar antecipadamente ainda na quinta-feira. A derrota em sets diretos eliminou Berdych, e a decisão da segunda vaga do Grupo A será a partir das 17h45 desta sexta, entre Andy Murray e Jo-Wilfried Tsonga.

Murray foi beneficiado pela vitória de Djokovic, e agora precisa apenas vencer um set para assegurar a classificação em segundo lugar no Grupo A. Já Tsonga só avança se ganhar do britânico por 2 a 0. O primeiro lugar do grupo já é do sérvio.

Berdych poderia ter mais chances se tirasse pelo menos um set de Djokovic. Mas, no primeiro set, o tcheco número 6 do mundo parecia estar pensando só na final da Copa Davis contra a Espanha, no dia 16. Ele encurtou o braço e deixou o sérvio passar como um trator.

No set inicial, o tcheco teve aproveitamento de apenas 48% do primeiro saque, sua principal arma. Conseguiu só três bolas vencedoras, quatro vezes menos do que Djokovic, que aproveitou e quebrou duas vezes o serviço do adversário para sair na frente.

Para decepção da bela Ester Satorova, a modelo namorada de Berdych que o assistiu das tribunas na Arena O2 em Londres, o tcheco voltou para o segundo set com as mesmas deficiências que o fizeram perder o primeiro. Djokovic montou nas devoluções e logo assumiu a vantagem com uma quebra no terceiro game.

Mas Berdych finalmente reagiu ao devolver a quebra logo em seguida, e conseguiu equilibrar a partida no segundo set. Mesmo assim, não conseguia sequer ameaçar o serviço do sérvio. No tie-break, Djokovic chegou a ter 5 a 1 contra e precisou salvar três set-points, mas mostrou melhor preparo físico e foi buscar o resultado, acabando com as esperanças de classificação do adversário.