Topo

Murray bate Tsonga e avança ao lado de Djokovic aos mata-matas das Finais da ATP

No melhor ano de sua carreira, Andy Murray vai agora em busca do título em casa - Getty Images
No melhor ano de sua carreira, Andy Murray vai agora em busca do título em casa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 19h34

O quinto dia das Finais da ATP, torneio que encerra a temporada com os oito melhores tenistas do ano, terminou com o duelo entre o escocês Andy Murray e o francês Jo-Wilfried Tsonga, pelo grupo A. O britânico precisava ganhar apenas um set para se classificar, enquanto o tenista de Le Mans precisava vencer sem ceder nenhum set. A boa fase de Murray, porém, se manteve: ele bateu o francês por 2 a 0 (parciais de 6/2 e 7/6 [3]) e avançou na segunda colocação aos mata-matas da competição, que começam no domingo. Tsonga, por sua vez, perdeu suas três partidas no torneio.

Mais cedo, sérvio Novak Djokovic venceu sua terceira partida seguida no ATP Finals, se classificou como líder da chave e, de quebra, eliminou Tomas Berdych em Londres. Ao tcheco, só resta agora a disputa da Copa Davis, contra a Espanha, para encerrar a temporada. Os jogos serão entre 16 e 18 de novembro, em Praga, na República Tcheca.

O primeiro set foi um verdadeiro passeio de Murray. Ele quebrou o saque de Tsonga no primeiro e no terceiro games, e confirmou seus dois serviços para abrir 4 a 0. Depois, o francês até conseguiu tirar o zero de seu placar, mas sucumbiu perante o forte jogo do escocês. Aproveitando sua superioridade nos pontos conquistados no segundo serviço (60%, contra 33%), Murray fechou em 6/2 e já assegurou a classificação, já que precisava vencer apenas um set para tirar as chances de Tsonga avançar.

Sem mais nada em jogo, Jo-Wilfried Tsonga ficou mais livre em quadra e partiu para o tudo ou nada. Jogando de maneira agressiva, ele nem parecia o tenista que foi dominado no primeiro set e passou a impor muitas dificuldades a Murray. O britânico até teve quatro break points, mas só conseguiu aproveitar um, enquanto o francês acertou a mão no único que teve. Com isso, Tsonga levou a parcial até o tie break, mas aí acabou caindo de vez na partida e no ATP Finals: 7-3 para Murray, que fechou o set em 7/6 e ganhou o jogo.

NÚMEROS DO JOGO

MURRAY TSONGA
 
3Aces1
3Duplas faltas2
18Winners21
17E. não forçados36
3/7Break points1/2
64% primeiro saque56

Com a vitória mais cedo nesta sexta, Djokovic terminou na ponta do grupo A, com três triunfos em três jogos. Com duas vitórias e uma derrota, Murray ficou em segundo, à frente de Berdych, que perdeu duas e ganhou uma. Com três derrotas, Tsonga ficou na lanterna. O francês, aliás, foi uma das grandes decepções do torneio, ganhando apenas um set em suas três partidas.

Os dois melhores do grupo se classificaram para as semifinais do torneio, que pode distribuir 1.500 pontos no ranking caso o campeão não perca nenhum jogo. A premiação de é US$ 5,5 milhões.

Neste sábado, as Finais da ATP continuam com dois jogos pelo grupo B. Às 11h45 (horário de Brasília), o líder Roger Federer encara Juan Martín Del Potro em confronto decisivo: o argentino precisa da vitória para não correr risco de cair ainda na fase de grupos. Mais tarde, às 17h45 (horário de Brasília), o espanhol David Ferrer enfrenta o eliminado Janko Tipsarevic, que agora só cumpre tabela. O espanhol precisa vencer para tentar seguir no torneio.