Topo

Turista, Djokovic espera por sol no Rio e promete colocar Guga para dançar em exibição

Guga posa ao lado de Djokovic durante inauguração de quadra na favela da Rocinha - Sergio Moraes/Reuters
Guga posa ao lado de Djokovic durante inauguração de quadra na favela da Rocinha Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2012 14h37

O tempo nublado no Rio de Janeiro deixou o turista Novak Djokovic surpreendido. Em sua primeira visita ao Brasil, para inaugurar e ser padrinho de uma quadra de tênis na Rocinha, fazer um jogo de exibição contra Gustavo Kuerten e disputar partida de futebol no Engenhão, o tenista sérvio disse querer experimentar tudo do país. O ex-jogador de futebol Petkovic é o anfitrião do tenista, e a praia faz parte do roteiro do número 1 do mundo até domingo. Djoko disse esperar pelo sol para garantir um passeio em Ipanema.

Animado pela chance de jogar contra Guga no sábado – em que faz planos para colocar o adversário para dançar – e disputar uma partida de futebol no Engenhão no domingo, Djokovic destacou ter tido uma boa primeira impressão do Brasil. Na tarde desta sexta-feira, o tenista teve a inauguração de uma quadra na pacificada favela da Rocinha como programação.

No alto do morro, ele foi declarado oficialmente padrinho da primeira quadra da Rocinha, de saibro. Após bater bola com as crianças da comunidade e ter a chance de sentir o calor de seus fãs, o sérvio pode começar a aproveitar o Rio de Janeiro – sempre ao lado do conterrâneo Pet. “Cheguei pela manhã e não tive muito tempo. Conheci o Jardim Botânico e quero ir à praia, em Ipanema. Espero que o sol saia. Petkovic é meu anfitrião e confio nele”, brincou Djokovic.

A adaptação ao Brasil parece não ser um problema para o número 1 do mundo. O tenista iniciou coletiva de imprensa em bom português e disse ser um prazer estar no país pela primeira vez. Djokovic comentou até entender as perguntas e as respostas de Guga, mas preferiu responder aos questionamentos dos jornalistas em inglês e exaltou a chance de jogar contra o brasileiro.

“Meu português não é tão bom assim. Obrigado pela oportunidade, será um final de semana muito especial. Eu não acredito que vou jogar contra o Guga. Ele é melhor que eu no saibro”, disse Djokovic, para arrancar risadas de Guga. O sérvio completou em seguida: “é mais experiente também”.

Até mesmo a música brasileira foi lembrada por Djokovic. O melhor do mundo destacou gostar de samba, mas elogiou mesmo Michel Teló, do hit “Ai se eu te pego”. O sérvio prometeu colocar Guga para dançar durante a exibição que os dois farão no Maracanãzinho, na noite deste sábado. “Ele é brasileiro, então dança melhor que eu”.