Topo

Guga é imitado, desenha coração em quadra e vence Djokovic em exibição no Rio

Gustavo Kuerten ri e abraça Novak Djokovic, na imitação de Guga feita pelo sérvio - EFE/Marcelo Sayão
Gustavo Kuerten ri e abraça Novak Djokovic, na imitação de Guga feita pelo sérvio Imagem: EFE/Marcelo Sayão

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/11/2012 20h43

O jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Novak Djokovic foi uma verdadeira festa para os torcedores que foram ao Maracanãzinho na noite deste sábado. Os dois tenistas entraram em quadra em clima descontraído e deixaram a partida de tênis em segundo plano. Com direito a imitação de Guga, crianças em quadra, dancinha e até cena inusitada que não estava no script – bolada na cabeça do juiz –, o atual número 1 do mundo roubou a cena. Guga entrou no clima e, com desenho de coração na quadra, arrancou aplausos. O brasileiro venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (11-9) e 7-5.

A torcida interagiu com os tenistas desde o início da partida e ganhou atenção. Na preparação para receber o saque de Guga, Djokovic fez brincadeira com torcedores próximos e deu reboladinhas. O sérvio também abraçou torcedoras que gritavam o seu nome de forma insistente e recebeu massagem de outras meninas. Guga ficou foi somente um coadjuvante e só se soltou durante retribuição ao apoio da torcida: desenhou coração em quadra, gesto famoso após vitória em Roland Garros.

“Espero que vocês entendam o quanto isso é especial. O Guga foi um dos mais carismáticos jogadores de tênis e hoje ele mostrou o motivo. O tênis brasileiro tem um grande espírito e uma grande alma. A Sérvia é um país pequeno, mas tem muito em comum com o Brasil. Somos muito emotivos, também”, disse Djokovic.

ZAGALLO BRILHA NO GINÁSIO

  • Reprodução

    Veterano do futebol não podia ficar sem sua matemática das 13 letras. LEIA MAIS

“Não sei como agradecer ao Djokovic por isso”, retribuiu Guga. “Ele tem noção do impacto que tem como pessoa, é um cara especial, e vem vencendo a todos. Obrigado a todos, não imaginava que pudesse sentir algo igual ao que vivi hoje, desenhando este coração.”

Logo no primeiro game, Guga acertou a famosa paralela de esquerda para arrancar aplausos da torcida e de Djokovic. O troco veio logo em seguida, com uma deixada que tirou o fôlego da plateia e do brasileiro. Após o descanso dos jogadores, a juíza de linha atrasou o início do quarto game e ganhou a atenção do sérvio. O melhor do mundo tentou um flerte com a moça, que não correspondeu.

Djoko voltou a chamar a atenção ao convidar uma criança para a quadra. O garotinho jogou contra Guga. Em seguida, colocou o pegador de bolinha para competir com o brasileiro. De volta ao duelo, o melhor do mundo errou devolução de saque e acertou o juiz ao lado da rede. A bolada deixou Djokovic envergonhado. Guga deu apoio, e o sérvio saiu da situação constrangedora com um beijo na cabeça de sua “vítima”.

Com as mãos nas costas após quase uma hora de partida, Guga contou com a ajuda da torcida para ganhar ponto sem jogar e foi ao tie-break com Djokovic. Mesmo com gritos para imitar o adversário, o sérvio não conseguiu levar a melhor no primeiro set: derrota por 11-9.

O revés não abalou Djokovic, que dançou o hit “Ai se eu te pego” no intervalo. Logo em seguida, ele pegou uma peruca e uma faixa para começar novo show em imitação dos jeitos de Guga em quadra. Brincou com as dores nas costas do brasileiro, repetiu os famosos gritos ao bater na bola e deu pulinhos em comemoração. Guga aprovou a brincadeira com um abraço no sérvio.

IMITAÇÃO E DANÇA DE MICHEL TELÓ

  • Reprodução

    Entre as brincadeiras ao decorrer da exibição, Djokovic até se arriscou em um "Ai se eu te pego"

E as piadas não paravam. Mais crianças foram chamadas para a quadra, meninas fizeram massagem. Guga aproveitou o clima e se soltou: desenhou coração em quadra e foi ovacionado pelos torcedores. No fim, mais um set para Guga: 7-5.

No Rio de Janeiro desde a manhã de sexta-feira, Djokovic visitou a favela da Rocinha para inaugurar uma quadra de tênis na tarde do mesmo dia. A programação do sérvio na cidade prossegue no domingo. O melhor tenista do mundo irá ao Engenhão para participar de jogo de futebol ao lado de Petkovic, Zico, Romário, Renato Gaúcho e Bebeto. A partida será a preliminar do jogo entre Fluminense e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.