Topo

Stepanek supera Almagro no 5º jogo e garante título da Davis à República Tcheca

Radek Stepanek vibra com ponto marcado no último jogo da final da Copa Davis - AP Photo/Marko Drobnjakovic
Radek Stepanek vibra com ponto marcado no último jogo da final da Copa Davis Imagem: AP Photo/Marko Drobnjakovic

Do UOL, em São Paulo

18/11/2012 17h02

A República Tcheca é campeã da Copa Davis. Empurrado pela torcida que neste domingo lotou a Arena O2, em Praga, Radek Stepanek levou a melhor sobre o espanhol Nicolás Almagro, fez 3 a 2 na série em jogo que durou 3h52min e garantiu ao seu país o título inédito da maior competição por equipes do esporte.

OS NÚMEROS DA 5ª E DECISIVA PARTIDA

RADEK STEPANEK (TCH) NICOLÁS ALMAGRO (ESP)
8ACES15
3DUPLA-FALTAS6
47WINNERS47
3/17BREAK-POINTS2/10
51ERROS NÃO FORÇADOS56

Vale lembrar que a República Tcheca até levantou o caneco em 1980, mas quando ainda estava sob a bandeira da extinta Tchecoslováquia.

Atual 37º do ranking da ATP, Radek Stepanek venceu Nicolás Almagro, nº 11 do mundo, por 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 7-5, 3-6 e 6-3. Assim, evitou que a Espanha conquistasse o seu quarto título em cinco anos – venceram em 2008, 2009 e 2011.

Na sexta-feira, no primeiro dia da final, cada equipe venceu uma partida. David Ferrer deu o primeiro ponto para os espanhóis ao marcar 3 sets a 0 sobre Stepanek. Depois, Berdych venceu Almagro por 3 sets a 2.

No sábado, a dupla formada por Tomas Berdych e Radek Stepanek venceu Marcel Granollers e Marc Lopez por 3 sets a 1 e virou a série para a República Tcheca, mas neste domingo, David Ferrer passeou diante de Tomas Berdych e igualou a disputa, deixando a decisão para a última partida.

Bastante equilibrado, o primeiro set entre Stepanek e Almagro durou 56 minutos e teve apenas uma quebra de saque, já no décimo game, conquistada pelo anfitrião, que venceu por 6-4.

Já no segundo set, o equilíbrio entre os tenistas seguiu, mas Nicolás Almagro abusou dos erros nos momentos decisivos e viu Radek Stepanek abrir 2 a 0 na partida, ficando a apenas um set de dar o título à República Tcheca.

A vitória, porém, não veio na sequência, já que Nicolás Almagro cresceu na partida e fez 6-3 para diminuir o placar da partida. Porém, no quarto set, Stepanek voltou a tomar conta do jogo, reacendeu a torcida na O2 Arena e fez a festa da equipe tcheca, encerrando com um 6-3.