Bellucci estraga a festa de Federer e vence o primeiro jogo de exibição em São Paulo

Na rede montada na quadra sintética do ginásio do Ibirapuera, letras garrafais indicavam o nome do evento: “Federer Tour”. A festa era toda do suíço, que visita o Brasil pela primeira vez e fez o público lotar a arena mesmo com ingressos a partir de R$ 500. Mas, do outro lado, estava o brasileiro Thomaz Bellucci, que costuma jogar bem diante de jogadores de ponta. Não foi diferente na partida de exibição contra Roger Federer nesta quinta-feira. O paulista não quis saber de clima amistoso e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 3-6 e 6-4.
Foi a primeira partida de Federer em sua série de exibições em São Paulo. O suíço voltará à quadra no sábado, contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, e jogará também no domingo, contra o alemão Tommy Haas. A concentração para a sua estreia foi inusitada, com direito a sanduíche de mortadela no Mercadão da capital paulista. Mas a iguaria não o fez passar mal, e nem mesmo o calor abafado do interior do ginásio.
Outro tipo de calor veio da plateia, que reagiu eufórica às jogadas do melhor tenista de todos os tempos ao longo dos três sets de disputa. O que o público queria ver era show, e não importava de qual lado. Se Federer ganhava um ponto, era aplaudido. Às vezes, até mesmo se perdia. Quando Bellucci encaixava seus golpes, também era saudado. No final da partida, ambos foram reverenciados. Afinal, apesar da derrota e do excesso de erros, o suíço não poupou sua habilidade.
No ginásio do Ibirapuera quase lotado, bandeiras da Suíça eram fáceis de serem vistas – mais que as do Brasil. A torcida chegou a gritar “Olê, Roger” após o aquecimento, e foi ao delírio quando, logo no primeiro ponto, o suíço subiu à rede e matou a jogada com um belo voleio. Depois, uma sequência de direitas fulminantes arrancou um “oh” coletivo da plateia.
EM PRÉVIA DA COPA DAVIS, IRMÃOS BRYAN VENCEM MELO E SOARES
A cada bela jogada do suíço, a torcida reagia impressionada, e aplaudia. Mas Bellucci também aprontou das suas, e ganhou o reconhecimento do público ao quebrar o saque do oponente no terceiro game. Também houve espaço para brincadeiras típicas de jogos de exibição, como quando Federer fez embaixadinhas com a bola. Em outro intervalo, ele chegou a dançar com a mascote do patrocinador no meio da quadra.
Durante a partida, os jogadores também tiveram tempo de brincar, como em um rali de slices que arrancou risadas da plateia. Federer fazia malabarismos com a raquete enquanto aguardava o saque de Bellucci. E quando trocou de camisa devido ao forte calor dentro do ginásio, levou o público feminino ao delírio.
Bellucci chegou a fazer o público chiar quando perdeu a chance de fechar o set com uma dupla falta. Mas o brasileiro devolveu a quebra no game seguinte, mostrando um consistente jogo de fundo de quadra. Quando teve nova chance de sacar para definir a parcial, o paulista não vacilou e abriu vantagem no amistoso.
Mas a verdadeira exibição de Federer começou apenas no segundo set. Logo no primeiro game, um voleio de costas do suíço dava início a uma sequência de belas jogadas, que culminou com a quebra de saque no sexto game. Com a vantagem, o número 2 do mundo passou a mandar na partida, mas Bellucci não se intimidava e fazia com que o público aplaudisse muito depois de cada rali ou ponto disputado na rede.
O brasileiro tentou resistir, mas não evitou a vitória do suíço por 6 a 3 no segundo set, o que forçou o desempate na terceira parcial, prolongando a exibição para o público. Federer já começou quebrando, mas viu o brasileiro se recuperar e abrir 3 a 1. Mas o suíço não deixou o brasileiro disparar para a vitória, e foi buscar o empate.
Após mais uma troca de quebras, Bellucci fez 5 a 4 e ficou a um game da vitória. Federer vacilou em seu serviço, chegou a cometer uma dupla falta, e cedeu ao brasileiro duas chances de fechar a partida. O paulista não desperdiçou a terceira e “carimbou” o suíço em sua primeira atuação no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.