Topo

Em jogo tenso, Brasil supera EUA nas duplas da Davis após três horas de jogo e se mantém vivo

Marcelo Melo e Bruno Soares venceram os irmãos Bryan - EFE/EPA/Brian Blanco
Marcelo Melo e Bruno Soares venceram os irmãos Bryan Imagem: EFE/EPA/Brian Blanco

Do UOL, em São Paulo

02/02/2013 20h40

A possível tranquilidade dos americanos no duelo de duplas contra os brasileiros na Copa Davis não aconteceu. Apesar da vantagem de 2 a 0, pelos jogos de simples, os irmãos Bob e Mike Bryan, dupla número 1 do mundo, fizeram uma partida tensa contra Bruno Soares e Marcelo Melo. Melhor para os brasileiros que superaram os americanos e venceram por 3 sets a 2, em uma partida que durou três horas e meia.

Com esse resultado, o Brasil permanece vivo na Copa Davis deste ano. Agora, Thomaz Bellucci e Thiago Alves terão de vencer de John Isner e Sam Querrey, respectivamente, para conseguir a classificação para as quartas de final. Os jogos serão neste domingo (3) a partir das 15 horas.

No primeiro set, o jogo foi equilibrado em seu todo. Com ambas as duplas sacando perfeitamente, a partida não teve chance de break point. No tie-break, os americanos chegaram a abrir 6 a 1 de vantagem, mas após uma reação dos brasileiros, Marcelo Melo e Bruno Soares comemoraram a vitória por 8 a 6.

Assim como na primeira parcial, a segunda se encaminhou sem nenhuma quebra de saque até o tie-break, quando o clima ficou tenso na quadra. Com 6 a 5 no placar a favor do Brasil, Marcelo Melo acertou um voleio no fundo da quadra. No entanto, após desafio dos americanos, ficou comprovado que a bola foi para fora. Ao ver o resultado na imagem, Mike Bryan saiu comemorando em frente aos atletas brasileiros, o que irritou Marcelo Melo.

Alguns lances depois, os EUA fecharam o tie-break em 9 a 7. Novamente, Mike Bryan saiu comemorando e o capitão brasileiro reclamou com o juiz ao dizer que o americano teve uma atitude antidesportiva.

 

 

MIKE BRYAN/BOB BRYAN X BRUNO SOARES/MARCELO MELO

2x3
11
Aces
3
3
Duplas Faltas
4
59
Erros não forçados
75
1/6
Break point
2/7

No terceiro set, a partida teve sua primeira quebra de saque. Sacando pela segunda vez na parcial, o Brasil quebrou o saque de Mike Bryan e abriu vantagem. Depois disso, os brasileiros apenas administraram a vantagem e fecharam com 6-4.

A resposta americana veio do mesmo jeito na parcial seguinte. Após quebrar um game dos brasileiros, Bob e Mike Bryan administraram o set e fecharam em 6-3.

 

JUCA KFOURI

Dupla mineira deixa os Estados Unidos em silêncio. LEIA MAIS

Apesar da derrota no quarto set, Marcelo Melo e Bruno Soares não sentiram a pressão da torcida. Os brasileiros quebraram o quarto game sacado pelos americanos e fecharam o jogo com 6 a 3 na quinta parcial.

Depois da partida, em entrevista ao Sportv, Marcelo Melo falou sobre a alegria de conseguir essa vitória contra os irmãos Bryan. "A gente não ia afrouxar. Mais uma vez, eu e o Bruno mostramos nossa capacidade de jogar juntos. Estamos muito felizes de dar a chance para o Brasil tentar amanhã. Tenho certeza que o Thomas vai dar tudo amanhã e tenho certeza que se o Thiago precisar, vai dar também", disse.