Topo

Finalista em 2012, Espanha sofre derrota histórica para o Canadá na Davis

Milos Raonic fez história para o Canadá, que quebrou jejum de 100 anos na Copa Davis - Darryl Dyck/AP
Milos Raonic fez história para o Canadá, que quebrou jejum de 100 anos na Copa Davis Imagem: Darryl Dyck/AP

Do UOL, em São Paulo

03/02/2013 23h22

Pentacampeã da Copa Davis e finalista no ano passado, a poderosa “armada” espanhola sofreu um duro revés na primeira rodada do Grupo Mundial de 2013. Derrotada pelo Canadá por 3 a 2, a Espanha terá que disputar a repescagem em setembro.

Para o duelo contra o Canadá fora de casa, a Espanha sofreu três desfalques cruciais. Além de Rafael Nadal, Nicolás Almagro e David Ferrer não puderam defender a equipe na Copa Davis. Com isso, o grandalhão canadense Milos Raonic aproveitou e foi decisivo na vitória de seu país.

A vitória foi histórica não apenas por ter sido diante da temida Espanha. A última vez que o Canadá passou da primeira rodada do Grupo Mundial foi em 1913, há exatos 100 anos. Na ocasião, a equipe canadense chegou às semifinais e foi derrotada pelos Estados Unidos.

O confronto contra a Espanha foi definido neste domingo, com a vitória de Raonic sobre Guillermo Garcia-Lopez que abriu 3 a 1 para o Canadá. No quinto jogo, apenas para cumprir tabela, Albert Ramos derrotou Frank Dancevic, que havia surpreendido Marcel Granollers no segundo jogo de simples de sexta-feira.

Nas quartas de final, o Canadá vai receber a Itália, que venceu a Croácia em um confronto definido no último jogo. Jogando em casa, Fabio Fognini superou Ivan Dodig em quatro sets e fez 3 a 2, encerrando o duelo a favor dos italianos. Antes, Marin Cilic havia adiado a festa com uma vitória por 3 a 0 sobre Andreas Seppi. 

REPÚBLICA TCHECA E CAZAQUISTÃO AVANÇAM

  • Depois de uma maratona de sete horas no jogo de duplas no sábado, Tomas Berdych e Stanislas Wawrinka voltaram a quadra neste domingo para defenderem seus países em duelo decisivo pelo grupo mundial da Copa Davis. Desta vez em "apenas" 3h15min. de jogo, o tcheco novamente levou vantagem e, em 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-4, 3-6 e 7-6(7-5), classificou seu país para as quartas de final, eliminando os suíços, que jogaram sem Roger Federer no confronto.
    Leia mais

  • A primeira zebra da Copa Davis 2013 ocorreu em Astana, no Cazaquistão, onde a equipe da casa surpreendeu e, ainda no quarto jogo do confronto, derrotou a favorita Áustria por 3 a 1, neste sábado. O vencedor do jogo decisivo foi Andrey Golubev, que já havia ganho um jogo de simples na sexta-feira e perdido o de duplas no sábado. Ele aguentou a maratona e passou por Jurgen Melzer, considerado o melhor tenista entre todos do confronto, em 3 sets a 1 (parciais de 4-6, 6-3, 6-4 e 6-2). Agora, os cazaques encaram, novamente como zebras, os atuais campeões da República Tcheca, que eliminaram a Suíça.
    Leia mais