Topo

Djokovic aproveita lesão de rival, vence sem dificuldades e pode encarar Federer na final em Dubai

Novak Djokovic rebate bola durante a partida contra Del Potro, na semifinal do torneio de Dubai - REUTERS/Mohammed Salem
Novak Djokovic rebate bola durante a partida contra Del Potro, na semifinal do torneio de Dubai Imagem: REUTERS/Mohammed Salem

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 12h06

Novak Djokovic segue invicto em torneios oficiais da ATP em 2013: nesta sexta-feira, ele se garantiu na final em Dubai ao passar tranquilamente por Juan Martín Del Potro em dois sets, parciais de 6-2 e 7-6(7-4), e agora pode ter que encarar Roger Federer na decisão. O suíço enfrente ainda nesta sexta o tcheco Tomas Berdych.

Djokovic soube aproveitar a lesão de Del Potro, que deixou a quadra na quinta-feira, após derrotar o alemão Daniel Brands nas quartas de final, reclamando de problemas na munheca.

A chave da vitória do sérvio foi o aproveitamento de primeiro serviço: conquistou 82% dos pontos quando sacava. Se contra Andreas Seppi, nas quartas, foi o saque forte que lhe garantiu o triunfo, desta vez foi o jeito: conseguiu quebrar o saque de Del Potro três vezes, contra duas do rival.

O número um do mundo também soube se recuperar, após sair atrás no segundo set. Conseguiu quebrar de volta, levou a partida para o tie-break, lá, conquistou dois mini-breaks para abrir 7 a 4 e garantir a vitória.

A decisão do torneio de Dubai está programada para o próximo sábado, a partir de 12h (Brasília). O torneio foge do padrão habitual da ATP, em que os torneios realizam as finais usualmente aos domingos. Roger Federer é o atual campeão e busca o sexto título nos Emirados Árabes Unidos. Djokovic venceu nos EAU em 2009, 2010 e 2011.