Topo

Após dois meses fora das quadras, Federer volta em Madri e domina veterano tcheco

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 11h57

Roger Federer não teve muitas dificuldades para garantir sua vitória na estreia do Masters 1000 de Madri. Ele bateu em dois sets o veterano tcheco Radek Stepanek, 34 anos, e avançou para as oitavas de final do torneio. O triunfo veio com duplo 6-3.

Foi a primeira partida do suíço desde o dia 14 de março, quando foi derrotado por Rafael Nadal nas quartas de final em Indian Wells, nos Estados Unidos, por dois sets a zero. A parada no circuito foi uma opção de Federer, que quis se preparar para a temporada de saibro, que se encerra com Roland Garros.

Em Madri, Federer já levantou três vezes a taça: em 2006, 2009 e 2012. Além disso, é dono de impressionantes 34 vitórias no saibro da capital espanhola.

O suíço foi o primeiro dos quatros principais nomes do tênis atual a entrar em quadra na capital espanhola. Ainda nesta terça-feira, devem ocorrer as estreias de Novak Djokovic e Andy Murray. Rafael Nadal, que pegará Benoit Paire, responsável por eliminar o brasileiro João Souza, o Feijão, estreia na quarta-feira.

Federer sabia que era o favorito para a partida contra Stepanek, mas entrou em quadra com a noção de que o tcheco é especialista em fazer grandes partidas contra os nomes mais fortes do circuito. O tcheco é famoso pela raça, e provou isso na última Copa Davis, quando levou a República Tcheca ao título.

Mas o suíço soube aproveitar bem seu saque, confirmando 75% dos pontos, e soube defender bem nos momentos de pressão de Stepanek: salvou sete de oito break-points - a quebra veio no penúltimo game da partida, quando sacou para fechar mas falhou.

Foi o único momento de susto que Federer passou na partida - quebraria de volta no game seguinte para fechar o jogo. Ele agora encara o vencedor da partida entre o japonês Kei Nishikori e o sérvio Viktor Troicki.

Com o triunfo, Federer alcançou a marca de 17 sets consecutivos vencidos contra Stepanek: agora são 12 vitórias contra apenas duas derrotas em duelos com o tcheco. No saibro, foi a quarta vitória do suíço.

MURRAY VENCE EM ESTREIA E ALCANÇA 400ª VITÓRIA NA CARREIRA

  • Andy Murray foi o segundo tenista entre os principais do mundo a entrar em quadra nesta terça-feira em Madri. Após Roger Federer vencer de forma tranquila o tcheco Radek Stepanek, Murray sofreu para conseguir passar pelo alemão Florian Mayer. A vitória foi a de número 400 no nível ATP para o britânico.

    No primeiro set, por exemplo, ele só conseguiu o triunfo no tie-break, e em 13 a 11, sendo obrigado a salvar set-points do rival. A parcial durou 1h08min.

    A derrota apertada pareceu ter animado Mayer, que começou o segundo set abrindo 3 games a 0. Porém, a vantagem só durou até o sétimo game, quando Murray conseguiu quebrar e empatar o jogo no game seguinte. A partir daí, a igualdade se manteve até novo tie-break.

    Na parcial decisiva, Murray começou já com um mini-break. Abriu 3 a 0, viu Mayer diminuir, mas em seguida fez 5 a 1, com mais um ponto no saque do rival. A partir daí, o britânico só precisou confirmar os pontos em seu próprio saque para fechar em 7 a 3 e levar a vaga nas oitavas de final.

ÚNICO BRASILEIRO EM MADRI, FEIJÃO CAI NA ESTREIA

  • A passagem do brasileiro João Souza, o Feijão, pelo Masters 1000 de Madrid durou apenas uma partida: ele foi derrotado pelo francês Benoit Paire já na primeira rodada do torneio, em dois sets, parciais de 6-1 e 7-6(0). Feijão sofreu muito no próprio saque e não conseguiu impôr seu ritmo no jogo. Paire, número 37 do mundo, por sua vez, praticamente não cedeu pontos em seus games de serviço. Dessa maneira, acabou a participação brasileira na chave de simples do Masters 1000 espanhol. Feijão, número 121 do mundo, foi o único representante do país, já que Thomaz Bellucci desistiu da competição em razão de lesão que sente desde o torneio de Barcelona, há duas semanas.