Topo

Nadal supera cansaço e vence; francês tem 'chilique' e quebra raquete

Do UOL, em São Paulo

01/06/2013 13h49

Rafael Nadal deixou o cansaço de lado e se classificou para as oitavas de final de Roland Garros. Neste sábado, o espanhol derrotou o italiano Fabio Fognini por 3 sets a 0 (parciais de 7-6(7-5), 6-4 e 6-4) e continua firme em busca de seu oitavo título na competição.

Nas oitavas, Nadal terá pela frente Kei Nishikori. O japonês venceu Benoît Paire por 3 sets a 1 (parciais de 6-3, 6-7(3-7), 6-4 e 6-1) e se tornou o primeiro tenista do seu país a ir tão longe no saibro francês. A partida será disputada na segunda-feira (3).

Sem tempo para descansar após a vitória sobre Martin Klizan nesta sexta, Nadal sentiu dificuldades no primeiro set., quando alternou boas jogadas com erros bobos. Fognini teve a chance de fechar, mas o espanhol quebrou o saque do adversário e levou o jogo para o tie break. Nadal levou a melhor e fez 7-6(7-5).

No segundo set, Nadal aproveitou os seguidos erros de Fognini e quebrou o saque do adversário no quinto game. Com alguma dificuldade, o espanhol manteve a vantagem para fechar em 6-4.

A dificuldade imposta por Fognini no primeiro set praticamente desapareceu no terceiro, pois ele apresentou uma queda acentuada de rendimento. De cara, Nadal quebrou o serviço do italiano, que não resistiu à pressão e acabou derrotado.

Nadal havia criticado a organização de Roland Garros por conta da programação dos jogos. O espanhol deveria entrar em quadra na quinta-feira para enfrentar Martin Klizan pela terceira rodada, mas a chuva provocou o adiamento do jogo para sexta. Fognini jogou na quinta e teve um dia de descanso.

“A programação não está sendo bem feita e não foi correta nem justa comigo quando me colocou para o terceiro jogo de quinta, um dia em que se sabia que poderia chover. Meus possíveis rivais, Fognini e Rosol, fizeram o segundo jogo. Fiquei quase três horas na quadra enquanto Fognini, que venceu, estava confortavelmente no vestiário vendo a minha partida. Se você me disser que isso é justo, eu te digo que não é”, disse Nadal nesta sexta.

FRANCÊS DISCUTE COM ARBITRAGEM, QUEBRA RAQUETE E É ELIMINADO

  • Benoît Paire fez um jogo tenso contra Kei Nishikori. O tenista francês se irritou e discutiu com a arbitragem após uma marcação polêmica. Paire deu chilique e quebrou sua raquete. A partida prosseguiu com muitas reclamações do francês, que perdeu o jogo. Nishikori ganhou por 3 sets a 1 (parciais de 6-3, 6-7(3-7), 6-4 e 6-1) e avançou para as oitavas de final da competição.