Topo

Duelo brasileiro em Paris vê vantagem mantida e Bruno Soares está nas quartas

Bruno Soares e Marcelo Melo formam a dupla brasileira na Copa Davis, mas são rivais no circuito da ATP - EFE/EPA/Brian Blanco
Bruno Soares e Marcelo Melo formam a dupla brasileira na Copa Davis, mas são rivais no circuito da ATP Imagem: EFE/EPA/Brian Blanco

Do UOL, em São Paulo

04/06/2013 07h31

Poucos brasileiros sobreviveram em Roland Garros até o 10° dia de competição, e já se sabia que apenas um passaria ao 11°, classificado às quartas de final nas duplas. Bruno Soares e Marcelo Melo, que formam a dupla do Brasil na Copa Davis, se enfrentaram nas oitavas nesta terça-feira, e o confronto viu a vantagem de Bruno Soares ser mantida. Ao lado do austríaco Alexander Peya, ele bateu o compatriota - que jogou ao lado do croata Ivan Dodig) por 2 sets a 0 (6-4 e 6-4) e avançou na chave em Paris.

Foi a sétima vitória de Soares sobre Melo no duelo dos mineiros, em dez jogos disputados. Foi também o quinto confronto desde que deixaram de disputar torneio da ATP formando uma dupla, e o terceiro em que soares estava ao lado de Peya. Nesta situação, Soares venceu pela terceira vez. A vantagem também é vista no ranking da ATP: Soares é o 13°, enquanto Melo aparece em 21°.

Como curiosidade, nas outras duas vezes em que ele e Peya passaram por Melo, foram campeões: em Kuala Lumpur, na Malásia, e em Tóquio, no Japão, ambas em 2012. Seria um bom presságio para o Brasil em Roland Garros?

E não será a única vez em que se enfrentarão no torneio: caso não haja atrasos, eles duelam anda nesta terça pelas duplas mistas, nas quartas de final. Soares joga ao lado de Lisa Raymond (EUA), enquanto Melo forma dupla com Liezel Huber (EUA).

O primeiro set não foi fácil para a dupla vencedora. Aliás, as chances de quebra foram maiores para Melo/Dodig: duas contra uma. Mas Sores/Peya souberam aproveitar a sua e levaram o set, apesar de menos bolas vencedoras, por exemplo (2 x 0).

Já na segunda parcial ficou claro porque Soares possui vantagem nesse duelo brasileiro e mineiro. Apesar de apenas uma quebra conquistada, logo no primeiro game de saque dos adversários, eles tiveram nove break-points no total.

Além disso, conseguiram 20 pontos em bolas de devolução de saque, contra apenas cinco dos rivais. No último game, vitória de zero, para comprovar o domínio de Soares/Peya.

"Jogamos muito bem, fomos muito sólidos, sacando bem e mantendo a agressividade, muito bom. Nossa devolução esteve muito bem, e isso nos deu bastante força pra pressionar o saque deles. Estou muito feliz pela vitória", analisou Soares. "Estamos em um bom ritmo desde o início da temporada, isso sempre ajuda", completou o brasileiro.

Agora, a dupla brasileira e austríaca enfrenta a dupla polonesa formada por Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski nas quartas de final. Caso avancem, podem enfrentar nas semifinais a dupla número um do mundo: os irmãos Bob e Mike Bryan.