Topo

Murray vira sobre Verdasco, evita nova zebra em Wimbledon e pega revelação na semi

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 15h15

Foi por muito pouco, mas Wimbledon conseguiu se livrar de uma nova – e dolorosa para os locais – zebra nesta quarta-feira. Depois de perder os dois primeiros sets para o espanhol Fernando Verdasco, o britânico Andy Murray contou com o apoio de uma barulhenta torcida para virar o jogo, fechar com 3 sets a 2 (4-6, 3-6, 6-1, 6-4 e 7-5) e avançar às semifinais do torneio. Seu próximo adversário será Jerzy Janowicz, polonês promissor que aplicou 3 a 0 no compatriota Lucasz Kubot.

Murray tinha caminho praticamente livre para chegar às semifinais. Com as quedas precoces de Rafael Nadal e Roger Federer na primeira e segunda rodadas, respectivamente, o escocês vice-líder do ranking mundial estava soberano em seu lado da chave de simples e bastava confirmar seu favoritismo para bater rivais mais fracos e chegar a uma final com o sérvio Novak Djokovic, que está na semi. Mas no meio do caminho estava Verdasco, e quase as esperanças britânicas foram pelo ralo.

Ex-jogador da elite e hoje apenas o 54º do ranking, o tenista de 29 anos está muito longe do auge que o fez integrar a “Armada Espanhola” em anos anteriores. Verdasco não chega a uma semifinal há quase um ano –a última foi em julho de 2012, em Umag (Croácia) – e ainda tem um histórico negativo em Grand Slams, com a semi na Austrália em 2009 como melhor resultado. Além disso, perdeu 8 dos 9 encontros anteriores com o rival de hoje.

Com um cenário tão propício em termos de números e ainda empurrado por toda a torcida que não chegou a lotar a quadra central de Wimbledon, Andy Murray foi surpreendido por um Fernando Verdasco agressivo do saque às devoluções. Mesmo errando muito mais do que o adversário, o espanhol se mostrou mais focado na primeira metade do jogo e deu sinais de que mais um favorito cairia neste ano tão atípico de Wimbledon.

A primeira recompensa veio no final do primeiro set. Depois de trocar bolas e games com o rival, Verdasco quebrou o serviço de Murray, fechou com 6-4 e abriu 1 a 0 no jogo. O britânico se recuperou no início da parcial seguinte e conseguiu uma quebra logo no terceiro game, mas o espanhol não esmoreceu, devolveu o ponto negativo e abriu 4-3. Com uma nova quebra e salvando dois break points no nono game, Verdasco fechou com 6-3 e ampliou para 2 a 0 sua vantagem na partida.

Ciente de que teria que jogar a vida no terceiro set, Murray partiu para o tudo ou nada e abriu incríveis 3-0 após um primeiro game arrastado. Verdasco confirmou apenas um serviço, foi quebrado novamente e viu o britânico levar a torcida ao delírio com uma vitória por 6-1.

JANOWICZ: ZEBRA E JOGADOR MAIS NOVO DAS SEMIFINAIS

  • AFP PHOTO / CARL COURT

    Na semifinal, Andy Murray enfrentará o polonês Jerzy Janowicz, considerado uma das revelações do circuito. Nas quartas de final, o tenista de 22 anos derrubou seu compatriota Lucasz Kubot em sets diretos (7-5, 6-4 e 6-4).

    Esta será a primeira semi de Janowicz, caçula entre os homens remanescentes em Wimbledon e que iniciou sua jornada em Grand Slams apenas no ano passado. O polonês vem de ascensão incrível no ranking, subindo do 109º para o 22º lugar em 12 meses.

Levemente desgastados pelo tempo de jogo e pelo sol que abriu em Londres, os dois tenistas fizeram um início de quarto set bastante equilibrado, com direito a defesas e devoluções inacreditáveis no segundo game como um peixinho de Verdasco. Entretanto, uma quebra de Murray no 4-3 ditou o ritmo a partir dali, e o britânico fechou com 6-3, levando o jogo para o quinto e decisivo set.

Massacrado nas duas parciais anteriores, Verdasco se superou no set decisivo e conseguiu recuperar o ritmo do início de jogo. Lutando ponto a ponto, os dois tenistas trocaram games até que a quebra necessária aconteceu no 11º game. Murray reverteu uma vantagem de Verdasco e conseguiu derrubar o serviço do espanhol. Em seguida, confirmou seu saque, venceu a parcial por 7-5 e carimbou passaporte para sua quinta semifinal consecutiva de Grand Slam (lembrando que ele não disputou Roland Garros 2013). Assim, segue vivo na luta por seu primeiro título em Wimbledon.