Topo

Djokovic se vinga de Del Potro, vence em 4h42 e vai à final de Wimbledon

Do UOL, em São Paulo

05/07/2013 13h55

O dia da vingança de Novak Djokovic sobre Juan Martin del Potro chegou. Nesta sexta-feira, o sérvio derrotou o argentino na semifinal de Wimbledon por 3 sets a 2 (parciais de 7-5, 4-6, 7-6(7-2), 6-7(6-8) e  6-3). Após maratona de 4h42, o número um do mundo deu o troco pela perda da medalha de bronze olímpica para o rival.  Ele enfrenta o britânico Andy Murray, que eliminou o polonês Jerzy Janowicz no segundo confronto do dia.

Djokovic tenta chegar ao seu segundo título em Wimbledon – ele venceu o torneio em 2011. Ele já tem seis taças em Grand Slams. Além do troféu na grama inglesa, o número um do mundo também ganhou o Aberto da Austrália (2008, 2011, 2012 e 2013) e o Aberto dos EUA (2011).

O sérvio buscava a revanche contra o argentino. Os dois se enfrentaram nos Jogos Olímpicos de Londres (cujas partidas foram realizadas nas quadras de Wimbledon), na decisão da medalha de bronze. O argentino levou a melhor e ganhou por 2 sets a 0 (parciais de 7-5 e 6-4) – foi a primeira vitória dele sobre Nole na grama.

O último duelo entre eles também terminou com a vitória de Del Potro, ao superar Djokovic na semifinal do Masters 1000 de Indian Wells. No total, o argentino venceu o número um do mundo em três oportunidades. A outra havia sido na semifinal da Copa Davis em 2011. Antes do jogo desta sexta-feira, o sérvio havia superado o rival oito vezes.

No início de primeiro set, tanto Djokovic como Del Potro encontraram facilidade para encaixar seus saques e fizeram uma disputa equilibrada. Com domínio das ações ofensivas, Djokovic pressionou o adversário. Delpo sentiu e, após cometer erros no serviço, permitiu ao número um do mundo fechar em 7/5 em 55 minutos.

Del Potro cresceu no segundo set. No sexto game, ele salvou quatro break points e consegui o empate; no seguinte, o argentino quebrou o saque do sérvio e ficou à frente. Mesmo com bons saques, o número 1 do mundo não evitou que o rival fechasse em 6/4 e igualasse a partida.

Em um terceiro set muito equilibrado, Djokovic precisou de 1h09 para ganhar por 7-6(7-2). Em um dos momentos mais emocionantes, o sérvio teve a chance de fechar no 12º game, mas Delpo salvou três set points e levou para o tie break. O argentino, porém, caiu de rendimento e não ofereceu a mesma resistência.

No quarto set, Djokovic quebrou o saque do argentino no sétimo game. Del Potro reagiu e devolveu a quebra no game seguinte. Mais uma vez, o set foi decidido no tie break – e o argentino conseguiu outra reação incrível. Após salvar dois match points, ele fez 8-6 e levou o jogo para o quinto set.

No set decisivo, Djokovic quebrou o serviço de Del Potro no oitavo game. O sérvio confirmou seu serviço na sequência e assegurou sua presença na decisão.