• ENTRE
Topo

Federer erra muito e perde a segunda para Djokovic em quatro dias

Novak Djokovic comemora após vencer Federer nas Finais da ATP - AFP PHOTO / BEN STANSALL
Novak Djokovic comemora após vencer Federer nas Finais da ATP Imagem: AFP PHOTO / BEN STANSALL

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 20h35

Roger Federer lutou muito, mas não foi capaz de evitar a sua segunda derrota para Novak Djokovic em quatro dias. Na estreia dos tenistas nas Finais da ATP, nesta terça-feira, em Londres, o suíço cometeu muitos erros não forçados e perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-7 (2-7) e 6-2 , após duas horas e 23 minutos de jogo. O sérvio havia derrotado Federer no último sábado, na semifinal do Masters 1000 de Paris.

Esta é a terceira vitória seguida de Djokovic em seu duelo contra o suíço. Até agora, foram 31 partidas entre eles, com ligeira vantagem de Federer, que venceu 16, contra 15 do adversário.

Na partida desta terça-feira, Federer cometeu um total de 45 erros não forçados, contra 33 de Djokovic. No quesito winners (bolas vencedoras), o sérvio liderou com 29 contra 27 do suíço.

Os jogadores começaram a partida com o fundamento do saque bastante apurado. Errando pouco e com regularidade nos primeiros serviços, nem Federer nem Djokovic encontravam formas para quebrar o saque do adversário. Tanto que a primeira oportunidade só apareceu no nono game, quando Djokovic cometeu duas duplas faltas e permitiu um 30-40 para o suíço. Entretanto, Federer cometeu um erro não forçado e perdeu a chane, o que acabou lhe custando o set.

Isso porque no game seguinte, perdendo por 5 a 4, Federer foi ameaçado pela primeira vez e não conseguiu sair da situação desfavorável. Errando bastante, ele permitiu a quebra do sérvio, que pôde comemorar a vitória por 6 a 4.

No segundo set, Federer começou instável e quase foi quebrado logo no seu primeiro game de serviço. A partir daí, ambos os tenistas inverteram completamente o que fizeram no primeiro set e começaram a sacar muito mal. Dessa forma, três quebras seguidas aconteceram até que Federer confirmasse seu serviço e se visse com a boa vantagem de 5 a 3 no set. Entretanto, quando teve o saque nas mãos, o suíço chegou a construir um set point, mas desperdiçou e foi novamente quebrado.

E o set acabou mesmo se decidindo no tie-break. Neste momento Federer demonstrou o seu melhor jogo, fez pontos incríveis e venceu por 7 a 2.

Na volta para o último e decisivo set, o suíço foi surpreendido logo no primeiro game e teve novamente o saque quebrado, mas dessa vez não conseguiu fazer nenhum ponto. A vantagem conquistada por Djokovic ainda aumentou após uma nova quebra no quinto game. Dessa forma, a vitória se desenhou tranquilamente até o fim da partida, quando o sérvio fechou com 6 a 2 e sacramentou o triunfo.

Com a vitória, o sérvio lidera o grupo A ao lado do argentino Juan Martin Del Potro, que venceu o francês Richard Gasquet, na segunda-feira.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade