Topo

Nadal confirma soberania contra Federer e decidirá Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2013 13h34

Rafael Nadal e Roger Federer, tenistas que juntos têm 30 títulos de Grand Slam, já haviam disputado 31 partidas até este domingo. O espanhol, com 21 vitórias, tinha retrospecto amplamente favorável. Nas Finais da ATP, em Londres, esse histórico foi confirmado. O atual número 1 do mundo fez 2 sets a 0 (7/5 e 6/3) e avançou à decisão do torneio.

Foi a quarta vitória de Nadal em quatro jogos nas Finais da ATP. Ele agora espera o vencedor do embate entre Novak Djokovic e Stanislas Wawrinka para saber quem vai enfrentar na disputa do título.

Além do histórico favorável contra Federer e do bom rendimento nas Finais da ATP, Nadal confirmou neste domingo o excelente momento na temporada. Depois de ter ficado parado por sete meses por causa de uma lesão no joelho, o espanhol conquistou dez títulos desde o retorno, incluindo Roland Garros e o Aberto dos Estados Unidos.

Federer, por outro lado, encerrou neste domingo um ano que não foi muito prolífico. O suíço conquistou apenas uma taça na temporada e caiu para a sétima posição no ranking mundial.

No início do duelo deste domingo, essa diferença entre os dois ficou evidente. Nadal esteve mais seguro, controlando o primeiro serviço e aproveitando melhor as chances para definir os pontos.

Ainda assim, Federer conseguiu manter o equilíbrio até um empate por 5 a 5. No game seguinte, Nadal obteve uma quebra e encaminhou a vitória no set.

No segundo set, Nadal também precisou apenas de uma quebra para fechar em 6/3. O espanhol teve mais aproveitamento de primeiro serviço, mas o que mais pesou foi a quantidade de erros não forçados: 14 dele e 32 de Federer.