Topo

Nadal diz que Federer é o melhor da história: "Os números dizem por ele"

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 14h33

Número 1 do mundo em 2013, 60 títulos de simples nos torneios da ATP, 13 vezes campeão de Grand Slams e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Estes são apenas alguns dos tantos feitos que o tenista Rafael Nadal já alcançou em sua carreira. Aos 27 anos, o espanhol é dono de um extenso currículo que já o credencia a um dos maiores jogadores da história do esporte.

Apesar disso, o tenista que disputará a decisão das Finais da ATP, nesta segunda-feira, diante de Novak Djokovic, disse que o melhor jogador da história recente é o seu 'freguês' Roger Federer. Curiosamente, Rafael Nadal o derrotou neste domingo pela semifinal do torneio e chegou a sua 22ª vitória contra o adversário, enquanto o suíço tem apenas 10 triunfos sobre ele.

"Creio que Federer tem os números que dizem que ele é o melhor da história recente", disse o espanhol em entrevista coletiva em Londres. O suíço de 32 anos é considerado por muitos o jogador mais talentoso que já existiu, apesar de ter perdido a sua soberania nos últimos anos. Ele é dono de 17 troféus do Grand Slams e ainda de 6 taças de Finais da ATP. Ao todo, ele  detém 77 títulos de simples na carreira.

Foram esses dados que fizeram Nadal admitir que Federer está à sua frente na disputa pelo título de melhor da história. Ele disse que nem mesmo o seu retrospecto muito positivo contra o rival pode mudar isso até que ele obtenha os mesmos números do suíço: "O meu retrospecto contra ele é simplesmente um fator a mais. Se um dia nossos números forem similares, esse seria um dado a mais", explicou.

Quanto a comparação com Federer, ele também disse que isso só poderá ser feito com segurança quando ambos estiverem aposentados. Além disso, Nadal também lembrou do australiano Rod Laver, que venceu 11 Grand Slams e fez história na década de 60, mesmo tendo sido impedido de jogar tais torneios de 1963 até 1967 após ter se tornado profissional. Na época, os Grand Slams só aceitavam jogadores amadores.

Por último, Nadal pediu para evitar tantas comparações com Federer ou qualquer outro tenista. Ele disse que está satisfeito com tudo o que vem fazendo no esporte: "Não creio que os números tenham que ser comparados com os dele. Tenho tido uma carreira fantástica, melhor do que eu sonhei e estou desfrutando de tudo isso", finalizou.

Nesta segunda-feira, Nadal busca o título inédito nas Finais da ATP, contra o sérvio Novak Djokovic. Na duelo entre eles, o retrospecto do espanhol também é positivo: 22 vitórias e 16 derrotas.