Topo

Federer está voando mesmo. Despachou Murray, mas a próxima vai ser difícil

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 09h59

Roger Federer apostou na tática do saque e voleio para pressionar Andy Murray e conseguir a vitória por 3 sets a 1, nesta quarta-feira, e garantir vaga na semifinal do Aberto da Austrália contra Rafael Nadal, em jogo que acontece nesta sexta-feira, ainda sem horário definido.

Após desperdiçar dois match points e ter o saque nas mãos para fechar o jogo já no terceiro set, o ex-número 1 do mundo teve que se recuperar para vencer o jogo com parciais de 6/3, 6/4, 6/7 (6/8) e 6/4.

Federer tentava encurralar Murray constantemente com subidas rápidas a rede. Além dos 78% de aproveitamento em pontos jogados com o primeiro saque, o suíço terminou o jogo com 66 subidas a rede e 49 pontos conquistados com o voleio. Murray, por sua vez, fez apenas 17 pontos nesse fundamento.

Se Federer estava mostrando segurança com o seu saque, o mesmo não se pode dizer de Andy Murray. O britânico deu 17 chances de quebra para o adversário. O suíço, por outro lado, cedeu apenas duas oportunidades ao rival.

Este foi o 21º confronto entre os tenistas, e o retrospecto mostra muito equilíbrio. Com a partida de hoje, Federer chegou a 10 triunfos. Murray, que ganhou do suíço na semifinal do Aberto da Austrália de 2013, tem 11 vitórias.

Na semi, Federer enfrenta um velho conhecido. Ele medirá forças com o Rafael Nadal, atual número 1 do mundo, que venceu o búlgaro Dimitrov nesta quarta-feira. Eles já se enfrentaram 32 vezes na história, e Federer teve apenas 10 êxitos até então. Para ir à final, ele terá que acabar com uma sequência de quatro vitórias seguidas de Nadal.

Esta também é a primeira vez na história que dois tenistas suíços estão na semifinal de um Grand Slam. Além do próprio Federer, o compatriota Stanislas Wawrinka também brigará por uma vaga na decisão. Após surpreender Novak Djokovic nas quartas, ele enfrentará o tcheco Tomas Berdych.

MOMENTOS CHAVES DO JOGO

1º set-2/1 (15/40) - Roger Federer consegue a primeira chance de quebra após dois pontos vencidos na rede. O suíço mostra que está em dia inspirado e abre vantagem no jogo.
 -5/3 (40/00) - Federer vence ponto após longa troca de bola e solta o famoso "Come on" (vamos lá) para em seguida fechar o primeiro set.
2º set-4/2 (vtg/-) - Após quebrar Murray, Federer tem dificuldade com o serviço nas mãos. Entretanto, saque entra nos momentos decisivos e ele abre 4 a 2.
 -5/4 (40/30) - Após longo rally com 27 trocas de bola, Murray erra o backhand na paralela e dá set point para Federer, que não desperdiça e faz 2 a 0 no jogo.
3º set-4/4 (15/30) - Murray faz uma linda deixadinha, mas Federer chega com muita rapidez e pega a bola no limite. Mais do que isso, acerta um belíssimo lob e se põe em vantagem no game. Em seguida, ele consegue a quebra e tem o saque na mão para fechar o jogo.
 -5/4 (15/40) - Federer entra em apuros, cede dois break points e não consegue fechar o jogo.
 -6/6 - Federer chega ao seu 100º ponto no jogo e leva o set para o tie break. Murray tem 79 até então.
 -6/6 (4/2) - Federer defende três bolas improváveis e faz Murray cometer o erro. Na sequência, Federer desperdiça dois match points, e permite a virada do britânico.
4º set-1/1 (vtg/-) - Após game de 22 pontos, Federer perde 6 chances de quebra e Murray empata a parcial do set.
 -4/3 (30/40) - Murray dá três chances de quebra para Federer e não consegue reverter a situação pela segunda vez. Em seguida, Federer vai para o saque e dessa vez não desperdiça a chance de fechar o jogo.