Topo

Nadal consegue virada sobre azarão e enfrenta Federer na semifinal

Do UOL, em São Paulo*

22/01/2014 06h17

Rafael Nadal sofreu bastante para vencer o búlgaro Grigor Dimitrov, número 22 do mundo, nesta madrugada de quarta-feira, e avançar às semifinais do Aberto da Austrália. Após perder o primeiro set, o atual número 1 do mundo buscou a virada vencendo dois tie breaks e fechou o jogo com parciais de 3/6, 7/6 (7/3), 7/6 (9/7) e 6/2.

Agora Nadal enfrentará Roger Federer na briga por uma vaga na decisão do primeiro Grand Slam do ano. O suíço bateu Andy Murray por 3 sets a 1.

Esta foi a quarta partida entre Nadal e Dimitrov, e em todas o espanhol levou a melhor. O búlgaro de 22 anos, entretanto, é visto como uma das grandes promessas do circuito para figurar entre os principais tenistas do mundo em um futuro próximo.

Apesar da derrota, Dimitrov se destacou pelo saque e pela agressividade. O búlgaro anotou 16 aces e incríveis 54 winners. Nadal, entretanto, fez apenas 3 pontos de saque e outras 42 bolas vencedoras. O que acabou fazendo a diferença a favor do espanhol foi ter dado menos pontos de graça para o rival: 47 erros não forçados contra 61 de Dimitrov.

O jogo começou com um Dimitrov aproveitando muito bem o seu serviço. Empurrado por uma pequena, mas barulhenta torcida, o búlgaro conseguiu oito aces apenas na primeira parcial. Além disso, o atleta da Bulgária ainda explorou com qualidade os slices para quebrar o ritmo do jogo, e evitou que o espanhol conseguisse ditar o ritmo do duelo.

Com uma atuação superior até então, tanto ofensiva quanto defensiva, Dimitrov conseguiu achar espaços para minar o saque de Nadal e conseguiu fechar o set inicial por 6-3, em 32 minutos.

A segunda parcial começou bem mais equilibrada. O número 1 do mundo conseguiu quebrar o serviço do búlgaro logo de cara e passou a se defender melhor das investidas do adversário. Já Dimitrov não se deu por vencido e buscou a diferença, deixando a partida mais tensa e fazendo os tenistas vibrarem muito a cada ponto conquistado.

Com tanto equilíbrio, a decisão veio apenas no tie break. E foi então que Nadal atuou como número 1 do mundo. Cobrindo bem todos os espaços da quadra, o espanhol forçou o ritmo e conseguiu fechar por 7-6 (7-3).

O terceiro set teve seu início ainda mais tenso. Nadal começou melhor e conseguiu uma quebra rápida sobre o búlgaro. Mesmo mais desgastado fisicamente, Dimitrov conseguiu devolver e o que se viu foi mais uma parcial baseada no equilíbrio. Mais uma vez no tie break, os tenistas se doam ao máximo, mas Nadal leva outra vez a melhor: 9 a 7.

Desanimado pelas duas derrotas seguidas, Dimitrov deixou o seu jogo cair e viu Nadal aproveitar o momento para fechar o jogo e o quarto set por 6 a 2.

*Atualizado às 10h