Topo

Na Li acaba com sonho de baixinha e conquista inédito título na Austrália

Do UOL, em São Paulo

25/01/2014 08h21

1,61 m, 24 anos, muita disposição em quadra e vitórias surpreendentes. Foi assim que a eslovaca Dominika Cibulkova virou protagonista e grande sensação desse Aberto da Austrália. Entretanto, a número 24 do mundo não foi capaz de bater a experiência da chinesa Na Li e acabou derrotada na decisão do torneio, neste sábado.

Com uma atuação sólida e direito a um 'pneu' na segunda parcial, a atual número 4 do mundo venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/0, e conquistou o título do Aberto da Austrália pela primeira vez na carreira. Este é o segundo troféu de Grand Slam da chinesa, que também venceu Roland Garros há dois anos.

Após um primeiro set bastante tenso e parelho, que só foi decidido no tie break, Na Li aproveitou o momento de instabilidade da adversária para ser mais agressiva no segundo set e vencer com tranquilidade. A chinesa aplicou 34 winners durante o jogo, contra apenas 11 de Cibulkova.

O saque foi outro fundamento que acabou deixando a eslovaca 'na mão'. Ela não conseguiu encaixar nenhum ace durante a partida, cometeu sete duplas faltas e venceu apenas 5 dos 24 pontos disputados com o seu segundo serviço (21%). Na Li, por outro lado, fez dois aces, deu apenas três pontos de graça durante o saque, e conseguiu vencer 15 dos 24 pontos com o seu segundo saque (63%).

Em 2011 e 2013, Na Li já havia chegado à final em Melbourne, mas acabou perdendo para Kim Clijsters e Victoria Azarenka respectivamente. Beneficiada pela eliminação precoce das favoritas Serena Williams, Victoria Azarenka e Maria Sharapova, a chinesa acabou tendo um caminho mais tranquilo do que esperava até a final.

Desde o início da competição, ela não chegou a enfrentar nenhuma tenista top-20. Entretanto, na terceira rodada, viu a derrota muito próxima diante de Lucie Safarova ao dar match point para a rival. Ela chegou a dizer que só não perdeu por "5 centímetros".

MOMENTOS CHAVE DO JOGO

1º set-0/0 (30/40) - Logo no primeiro game do jogo, a chinesa Na Li consegue a quebra e larga na frente.
  3/2 (30/40) - Cibulkova consegue devolver a quebra. Depois, mais uma quebra acontece para cada lado e o set vai para o tie break, que foi vencido pela Na Li, após muitos erros da rival.
2º set-5/0 (30/40) - Abalada pela derrota no primeiro set, Cibulkova se desliga da partida e permite que Na Li consiga três quebras seguidas, fazendo 6 a 0 e vencendo o último set do torneio com um 'pneu'.