Topo

Lesão nas costas atrapalha Nadal, e Wawrinka conquista Aberto da Austrália

Do UOL, em São Paulo

26/01/2014 09h10

Uma lesão nas costas e um adversário inspirado. Estes foram os dois principais fatores que tiraram o 14º título de Grand Slam das mãos de Rafael Nadal. O suíço Stanislas Wawrinka, que nada tinha com isso, voltou a jogar um tênis consistente e conquistou pela primeira vez na carreira o Aberto da Austrália, após vencer por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3.

12 derrotas em 12 jogos contra Nadal. Esse era o terrível cenário que Wawrinka teria que encarar nesta final. Apesar disso, se mostrou bastante tranquilo e dominou a maior parte o jogo. Mesmo antes da lesão do espanhol, o suíço mostrou que estava disposto a reverter esse retrospecto.

Com o título, Wawrinka chegou a 5710 pontos no ranking e é agora o 3º melhor jogador do mundo. Ele ultrapassou, inclusive, o compatriota Roger Federer, que é o sexto.

Ao todo, campeão do Aberto da Austrália de 2014 desferiu 53 winners, contra apenas 19 de Nadal. Outro número que impressiona e ilustra a fragilidade de Nadal na partida é em relação ao saque: Wawrinka aplicou 19 aces, enquanto Nadal conseguiu apenas um ponto direto com o seu serviço.

O suíço parecia não sentir o fato de estar jogando a sua estreia em um decisão de Grand Slams e dominou a maioria dos pontos. O panorama foi este até o início do segundo set, quando o placar mostrava 6/3 e 2/1 para Wawrinka, que já tinha uma quebra de vantagem na segunda parcial. 

Nesse momento que Nadal começou a acusar fortes dores nas costas e pediu atendimento médico para tentar aliviar a tensão. Com os movimentos visivelmente prejudicados, o atual número 1 do mundo não conseguia dar sequência aos pontos e tinha muita dificuldade para sacar.

Os seus primeiros serviços, que costumam beirar os 200 km/h, não passavam de 150 km/h. Ele dava a nítida impressão de que não continuaria a jogar o terceiro set.

Entretanto, Nadal mostrou uma superação impressionante, continuou em quadra e chegou a vencer o terceiro set, apostando em pontos rápidos.

Claramente perturbado por não ter conseguido fechar o jogo, Wawrinka oscilava muito. Entretanto, no oitavo game da última parcial, ele conseguiu a sua segunda quebra no set e em seguida sacou para fechar o jogo e conquistar o primeiro título de Grand Slam da carreira. 

MOMENTOS CHAVE DO JOGO

1º set-1/3 - Wawrinka mostra que não está sentindo o peso da decisão, aplica vários winners e consegue a primeira quebra do jogo.
 -6/3 - O suíço administra a vantagem, confirmar todos os seus saques e leva a primeira parcial.
2º set-0/1 - Logo no primeiro game, Wawrinka volta a quebrar o saque e vai atropelando um irreconhecível Nadal, que está longe de jogar o seu melhor tênis
 -1/2 - Nadal pede pela primeira vez o atendimento médico para tentar amenizar dores nas costas.
 -5/1 - Wawrinka continua implacável e vence o segundo set com tranquilidade. Com muitas dores, Nadal passa a impressão de que pode não voltar para o terceiro set.
3º set-0/2 - Surpreendentemente, Nadal consegue quebrar o saque do suíço e volta para o jogo, mesmo com visíveis problemas para se movimentar.
 -6/3 - Com a guarda baixa, Wawrinka não consegue reverter a desvantagem e vê Nadal conseguindo se soltar um pouco mais para vencer o set.
4º set-2/3 - Wawrinka finalmente consegue quebrar o saque de Nadal após o espanhol sentir a lesão. Entretanto, ele se desliga do jogo mais uma vez e também perde o saque no game seguinte
 -3/5 - O suíço consegue nova quebra, mas desta vez não dá chances para Nadal. Wawrinka vai para o saque e fecha o jogo para conquistar o primeiro Grand Slam da carreira.