Topo

Fim de tabu: pela 1ª vez em 10 meses, Bellucci avança às quartas na ATP

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 21h14

Foram necessários 10 meses e uma fase que o tirou do top 100 do mundo, mas o tabu caiu: Thomaz Bellucci voltará a disputar as quartas de final de um torneio da ATP, e será em casa. No Rio Open, nesta quarta-feira, Bellucci novamente saiu atrás, mas virou e passou pelo argentino Juan Monaco em três sets: 4-6, 6-3 e 6-3.

Isso significa que ele estará entre os oito melhores de um torneio ATP pela primeira vez desde o ATP 500 de Barcelona, em abril de 2013 - quando abandonou por problema nas costas.

Ele será o único brasileiro nas quartas em simples. Nas duplas, Marcelo Melo (com David Marrero) e Bruno Soares (ao lado de Alexander Peya) estão entre os oito melhores. 

E o roteiro do triunfo foi idêntico ao da primeira rodada, contra Santiago Giraldo. O primeiro set foi de péssimo tênis mostrado por Bellucci, com erros básicos e diversas tentativas de deixadinha, mostrando que queria encerrar logo cada ponto. Mas a tática não deu certo e Monaco abriu 1 a 0, caminhando para ser o 3° argentino a eliminar um brasileiro nas simples no Rio.

BELLUCCI, SOBRE SUA TÁTICA


Consegui jogar bolas longas, colocá-lo pra trás na quadra e ele sentiu e começou a errar mais.

Porém, logo após repetir a tática feita contra Giraldo - trocar de camisa quando parecia que perderia -, Bellucci mudou o jogo.  Primeiro aproveitou dois erros seguidos de Monaco para quebrar em 4 a 3. Depois, abusou de ótimo backhand para fechar em 6 a 3.

No set final, porém, deu show: em fáceis 6-3, chegou a anotar 18 dos primeiros 20 pontos disputados, fechando os dois primeiros games sem sofrer um ponto sequer. Depois, foi só confirmar seus serviços para avançar, além de mais uma quebra no game decisivo..

"Comecei um pouco tenso, com bolas curtas. Ele dentro da quadra e eu jogando de maneira que não fazia efeito. No segundo consegui jogar bolas longas, colocá-lo para trás na quadra e ele sentiu e começou a errar mais. A torcida me empurrou, me incentivou e estou muito feliz", declarou, em entrevista ao SporTV ainda dentro de quadra.

Nas quartas, Bellucci terá como adversário David Ferrer, que também venceu nesta quarta-feira, fechando o dia no Rio.

MOMENTO DECISIVOS DO TRIUNFO DE BELLUCCI

  • 1° set: é quebrado logo no primeiro game por Monaco, errando um simples voleio na rede

    Após sete games, troca de camisa pela primeira vez – na primeira rodada, virou a partida após mudar de roupa.

    Com a camisa nova, teve chance de quebra, mas desperdiçou com uma deixadinha na rede. Teve novo break em 5 a 4 contra, mas mandou três bolas seguidas para fora e perdeu a parcial.

    2° set: Trocou de camisa novamente, agora após o terceiro game. E conseguiu sua primeira quebra em 4 a 2, ao jogar bola na linha e forçar erro de Monaco

    Com lindo golpe de backhand no contrapé do argentino, fechou de zero o último game do set, para empatar o jogo

    3° set: Começa a parcial decisiva de forma avassaladora, ganhando 18 dos primeiros 20 pontos e vencendo os dois primeiros games de zero.

    Mesmo nos games vencidos por Monaco, seguiu abusando de jogadas de efeito. Ainda desperdiçou quatro match-points antes de conseguir, finalmente, fechar o jogo, em nova quebra.