Topo

Sem parceiro usual, Melo vence e país terá melhores duplistas nas quartas

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 19h54

Marcelo Melo teve seu jogo de duplas relegado a quadra um (secundária) do Rio Open, assim como já havia sido feito no jogo que envolveu Bruno Soares e André Sá. E mais uma vez foi dado argumento para que os melhores tenistas brasileiros da atualidade possam ser escalados na quadra central do complexo. Melo, jogando ao lado de David Marrero (que não é seu parceiro usual), venceu a dupla alemã de Andre Begemann e Martin Emmrich nesta quarta, por 2 sets a 0 (7-6(4) e 7-5), e avançou às quartas.

Assim, as principais duplas cabeças-de-chave seguirão no torneio, ambas envolvendo brasileiros. Bruno Soares, número 3 do mundo, está na próxima fase ao lado de Alexander Peya; e Melo, mesmo longe de Ivan Dodig (Melo é o 5° do mundo, Dodig é o 6°), seu parceiro costumeiro - ele preferiu jogar a chave de simples em Marselha nesta semana - passou com Marreiro, mantendo a esperança de uma decisão brasileira nas duplas.

Já a única dupla formada por donos da casa inscrita na chave principal do Rio caiu nesta quarta-feira: Marcelo Demoliner e João Souza, o Feijão, foram eliminados já na primeira rodada por Pablo Cuevas e Horacio Zeballos.

Curiosamente, Melo e Marrero foram rivais há pouco tempo: nas Finais da ATP de 2013, Marrero foi o responsável por acabar com o sonho do título do brasileiro, ao derrotá-lo na semifinal jogando ao lado de Fernando Verdasco (acabaria campeão). Agora juntos, precisavam de muita sorte para virar o 1° set, que parecia perdido.

No 7° game, Melo teve seu saque quebrado pelos alemães. Marrero manteve o seguinte, e o jogo foi para 5 a 4 com o saque na mão de Begemann. Só que, como nas duplas não há o deuce, quando o placar chegou a 40-40 quem pontuasse vencia. E uma dupla-falta de Begemann salvou Melo e Marrero, que empataram e acabaram levando o set no tie-break, em 7 a 4.

Na segunda parcial, Begemann repetiu o gesto do 1° set, e novamente com uma dupla-falta deu a vantagem para Melo e Marrero em 6 a 5. Para felicidade da torcida da casa, eles não desperdiçaram a primeira chance de vitória e fecharam o jogo em 7-5.

Melo e Soares podem se enfrentar apenas na final, já que estão em lados diferentes da chave. Melo e Marrero enfrentam nas quartas Pablo Cuevas e Horacio Zeballos.