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Sharapova não veio ao Aberto do Rio. Mas você pode levá-la para casa

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/02/2014 06h00

Ela não veio ao Aberto do Rio, mas está fazendo muito sucesso entre o público do torneio realizado no Jockey Club. A russa Maria Sharapova, que está em Sochi, como embaixadora das Olimpíadas de Inverno no país, está representada na competição carioca por sua curiosa marca própria de doces, a Sugarpova. 

A goma de mascar está sendo vendida por R$ 15 e tem formato de pequenas bolas de tênis. O doce não é novo, foi criado em 2012, mas pela primeira vez está sendo disponibilizado no Brasil na loja da Head, fornecedora de material esportivo da tenista. E é o segundo campeão de vendas, atrás apenas das bolinhas reais.

"Estamos vendendo cerca de 400 pacotes por dia. Como a Sharapova é uma figura de muito apelo, resolvemos importar e comercializar. E a aposta deu certo. Existe a expectativa de que ela esteja aqui no ano que vem. Acredito que com a presença dela, venderíamos muito mais", disse Paulo de Tarso Moutinho, representante da marca esportiva no Brasil.

O doce virou uma febre tão grande nos Estados Unidos que a linha conta atualmente com roupas, acessórios e site oficial para compras. Os formatos também são variados. Tem doce em forma de bolsa, sapato, óculos, lábios e muitos outros. No Brasil, porém, apenas as gomas que imitam as bolas de tênis foram importadas.

Sharapova tem a carreira agenciada pela IMG, empresa que detém, no Brasil, 50% do controle da IMX. Justamente a responsável pela realização do Aberto do Rio. Por isso, a expectativa dos diretores do evento para que ela esteja na cidade em 2015 é grande. Enquanto isso, filas se formam para comprar o doce na loja da Head no torneio.

"Achei gostoso, mas é como qualquer chiclete (risos). O legal é o formato de bola de tênis, a lembrança do torneio, a marca da Sharapova. Mas por R$ 15, dá vontade de deixar no pacote como enfeite mesmo", brincou a universitária Letícia de Paula.

Mudança de nome
A tenista russa cogitou até mesmo mudar o sobrenome para Sugarpova em 2013. A ideia seria alterar temporariamente a identidade, apenas durante a realização do Aberto dos Estados Unidos. Com isso, narradores teriam que citar o nome da marca.

O plano, porém, nem saiu do papel, já que ela teria que mudar toda a documentação, o que poderia causar problemas para viagens e visto de entrada em outros países. 

A tenista russa está trabalhando como comentarista para uma emissora americana durante as Olimpíadas de Inverno. Sua última partida foi na semifinal do WTA de Paris, quando acabou derrotada pela compatriota Anastasia Pavlyuchenkova.

Agenda cheia
A revista Forbes afirma que Sharapova é a atleta mais bem paga do mundo. O Sugarpova é apenas um dos materiais licenciados com a marca da russa. Dezenas de campanhas para celulares e até uma versão com seu nome do Porsche Panamera ajudam a aumentar a conta bancária da tenista.