Topo

Após 1° set espetacular e apagão, Bellucci leva virada e Ferrer vai à semi

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 21h00

Durante 40 minutos, nem pareceu que Thomaz Bellucci é o número 130 do mundo, enquanto David Ferrer é o 4° do ranking da ATP. O brasileiro foi espetacular durante uma parcial, mas não conseguiu segurar o jogo de um top 4 do mundo e acabou levando a virada nas quartas do Aberto do Rio nesta sexta: 4-6, 6-3 e 6-3.

O duelo foi marcado por uma interrupção de mais de uma hora, durante o 3° set, quando holofotes da quadra central sofreram apagão, logo após Ferrer abrir 2 a 1 com uma quebra e Bellucci pedir atendimento médico por dores na coxa direita.

A situação irritou o espanhol, que chegou a discutir com a arbitragem e a arremessar bolas na quadra enquanto sentado no banco.

Caso tivesse mantido o ritmo do 1° set, pré-apagão, e vencido o duelo, não só Bellucci estaria na semifinal do torneio como conquistaria sua segunda vitória sobre um tenista posicionado entre os quatro melhores do mundo na careira (a única foi sobre Andy Murray, no Masters 1000 de Madri de 2011).

BELLUCCI LAMENTA DERROTA


Acho que não fiz um jogo ruim e estou feliz que joguei bem

Além disso, o brasileiro segue sem alcançar as semifinais de um torneio ATP desde outubro de 2012, quando foi finalista do torneio de Moscou. Em ATP 500, porém, o jejum vem desde fevereiro de 2011, quando fez semifinal em Acapulco.

David Ferrer, por sua vez, segue em busca de seu segundo título em duas semanas: venceu Buenos Aires antes do Rio. Ele enfrenta na semi Alexandr Dolgopolov, que passou com duplo 6-1 por Fabio Fognini.

MOMENTOS CHAVE DO TRIUNFO DO ESPANHOL

  • 1° set: Bellucci quebrou o saque de Ferrer logo no primeiro game do jogo. Depois, para abrir 3 a 1, salvou dois break-points contra com quatro pontos seguidos.

    Para abrir 4 a 2, abusou das paralelas de esquerda e fechou o game de saque de zero. Em seguida, saiu de 40-0 para deuce, mas acabou perdendo.

    No oitavo game, salva um break com nova paralela de esquerda e fecha com dois pontos seguidos. No décimo, fecha o set em 6-4 com direito a ace e novo winner de forehand.

    2° set: Bellucci teve um break após dupla falta do Ferrer no primeiro game, mas jogou duas bolas para fora e perdeu. No terceiro game, nova chance de quebra desperdiçada.

    Foi quebrado de zero no quarto game, com uma dupla-falta no ponto decisivo. Se recupera logo em seguida, porém, e devolve a quebra.

    Erra bastante (quatro erros não-forçados) e é quebrado no oitavo game. Ferrer saca para fechar, Bellucci tem uma chance de quebra, mas desperdiça e perde o set.

    3° set: Bellucci tem dois breaks contra no primeiro game, mas salva ambos com ace. E fecha o game com outro ace.

    No segundo, tem duas chances de quebra, sobe na rede para fechar, mas isola a bola e acaba derrotado. No terceiro, abre 40-15, mas leva a virada e a quebra.

    Após a quebra, pede atendimento do fisioterapeuta com dores na coxa direita. Ferrer se irrita com a demora e joga bolinhas na quadra. Holofotes apagam e o jogo fica interrompido por mais de uma hora.

    Ferrer joga melhor na volta, enquanto Bellucci comete erros simples na rede, sozinho, e acaba quebrado no nono game, para perder por 6-3.