Topo

Bellucci abusa dos aces e avança para quartas pela 2ª semana seguida

Do UOL, em São Paulo

27/02/2014 22h22

A torcida brasileira dependia de Thomaz Bellucci para seguir com alguém da casa para apoiar no Aberto do Brasil. E Bellucci conseguiu: abusou dos aces (16 no total), passou pelo austríaco Andreas Haider-Maurer e está nas quartas de final em São Paulo. A vitória veio em três sets: 7-6(4), 5-7 e 6-3.

Assim, ele igualou a campanha realizada no ATP 500 do Rio de Janeiro, na última semana. Naquela oportunidade, ele quebrou tabu de 10 meses sem chegar às quartas de um ATP. Agora, será a primeira vez desde julho de 2012 que ele disputará duas quartas de final seguidas.

Há um ano e meio, Bellucci jogou as quartas em Stuttgart (caiu na semifinal) e, em seguida, em Gstaad, quando foi campeão.

Na próxima fase, em jogo que será realizado na próxima sexta, o brasileiro encarará o eslovaco Martin Klizan, que eliminou Marcel Granollers também nesta quinta (o jogo ainda não tem horário definido, mas deve encerrar a programação de sexta).

ESTATÍSTICAS DO TRIUNFO DE BELLUCCI EM SÃO PAULO

  • Aces: Bellucci 16 x 6 Maurer

    Aprov. no 1° serviço: Bellucci 63% x 51% Maurer

    Pontos no 1° serviço: Bellucci 76% x 76% Maurer

    Pontos no 2° serviço: Bellucci 56% x 49% Maurer

    Quebras de serviço: Bellucci 2/9 x 2/7 Maurer

Bellucci quebrou Maurer logo no 1° game da partida, e em seguida fechou de zero seu próprio saque. Porém, a animação inicial foi diminuindo aos poucos até que, no sexto game, Maurer conseguiu devolver a quebra, após dupla-falta do brasileiro.

No tie-break, Bellucci acertou dois aces logo de cara para abrir 3 a 0, e segurou a vantagem até o final, em 7 a 4. Após ser derrotado, Maurer jogou a raquete no chão, recebendo vaias da torcida no Ibirapuera.

No segundo set, queda de produção de Bellucci, que não teve nenhuma chance de quebra e acabou perdendo seu saque na hora decisiva, em 6 a 5. Depois, não assustou Maurer, que empatou o jogo.

Porém, o nervosismo de Bellucci passou para Maurer, que começou a provocar a torcida e a brigar com a arbitragem em bolas duvidosas. O brasileiro aproveitou para abrir 3 a 0 com uma quebra - além de se salvar em um 0-40 no 1° game.

Assim, Bellucci só precisou confirmar seus próximos saques para fechar a partida em 2 a 1, com 6-3 no set decisivo.