Topo

Ansioso por final, Bellucci erra muito e perde para argentino na semi

Do UOL, em São Paulo

01/03/2014 17h28

O brasileiro Thomaz Bellucci perdeu a chance de chegar a sua primeira final em dois anos na partida deste sábado contra o argentino Federico Delbonis, pelo Aberto do Brasil. O jogo terminou em 2 sets a 1 para Delbonis, com parciais de 6-4 e 6-7(5) e 6-4.

Bellucci não joga uma decisão desde 2012, quando chegou à final do Torneio de Moscou, na Rússia. No mesmo ano, o brasileiro foi campeão do Torneio de Gstaad, na Suíça.

Apesar da derrota, Bellucci fez um bom jogo neste sábado e protagonizou quatro belos lances que levantaram a torcida no Ibirapuera, em São Paulo. Três delas foram ‘largadinhas’, sem chances para devolução do argentino e a quarta foi uma devolução de slice seguida de ponto no contrapé adversário.

A ansiedade e o excesso de força, porém, atrapalharam Bellucci. O aproveitamento do brasileiro foi abaixo de 50% e ele somou 6 duplas faltas na partida.  As falhas foram bem aproveitadas por Delbonis que teve sete oportunidades de quebrar o saque do brasileiro em todo o jogo e apostou no bom saque para vencer. O argentino fez 8 pontos em aces.

No segundo set, Bellucci mostrou raça e boa reação dentro de quadra, levando a parcial para o tie break.  O brasileiro ‘calibrou’ a força e apostou nas bolas na backhand do canhoto Delbonis e, com apoio da torcida, venceu a parcial e ganhou moral para o set decisivo.

A terceira parcial, porém,  teve roteiro diferente do esperado e a ansiedade e nervosismo voltaram a aparecer. Mesmo com a empolgação da torcida no Ibirapuera, Bellucci caiu de desempenho, voltou a errar e viu um adversário superior fechar a partida em 6-4 no terceiro set.

Com a queda de Bellucci, a decisão do Aberto do Brasil será disputada entre o italiano Paolo Lorenzi e o argentino Federico Delbonis. O jogo será no próximo domingo e terá transmissão do Placar UOL.

HAAS DESISTE, E LORENZI VAI À FINAL E CONQUISTA SUA MAIOR VITÓRIA

  • Não deu para o alemão Tommy Haas nesta edição do Brasil Open. Principal candidato ao título, ele foi até as semifinais do torneio, mas não resistiu às dores no ombro e acabou desistindo diante do italiano Paolo Lorenzi quando perdia com placar de 6/3 e 3/2, depois de apenas 64 minutos de confronto.
    Esta foi a maior vitória da carreira de Lorenzi, que nunca havia ido tão longe em um torneio da ATP. O italiano de 32 anos também nunca havia derrotado um top 20 na carreira, tendo até então como maior triunfo o resultado positivo contra o paulista Thomaz Bellucci, então 22º do mundo, na primeira rodada do Masters 1000 de Roma, em 2011. LEIA MAIS AQUI