Topo

Federer chega a 170 vitórias contra tenistas top 10 e vai às quartas

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 19h00

Roger Federer é profissional há 16 anos e, neste ponto da carreira daquele que muitos consideram o melhor tenista da história, é difícil imaginar que seja possível o suíço alcançar novas marcas impressionantes. Mas ele prova o contrário: nesta terça-feira, Federer passou tranquilamente por Richard Gasquet no Masters 1000 de Miami (6-1 e 6-2) e está nas quartas de final - assim alcançou a vitória de número 170 contra tenistas top 10 do mundo.

Federer é o atual 5° do mundo - o francês Gasquet aparece em 9° nesta semana. O suíço aumentou marca que coleciona desde 1999, quando, então apenas 243° do mundo, venceu Carlos Moyá, na oportunidade o 5° da ATP. 

Ele também conseguiu a vitória mais rápida entre os principais tenistas do circuito em Miami: demorou apenas 48 minutos para passar por Gasquet. Na terceira rodada, havia demorado 63 minutos para derrotar Thiemmo de Bakker.

Nas quartas de final, ele pegará Kei Nishikori, que derrotou de forma surpreendente David Ferrer - vice em 2013 - também nesta terça-feira.

Para vencer perdendo apenas três games, Federer aproveitou 88% dos pontos em seu primeiro serviço: 22 de 25. Gasquet, por sua vez, só venceu em 53% de seus saques.

Os serviços também mostram outra estatística que ajuda a entender o triunfo de Federer: ele teve seis aces no jogo, contra zero de Gasquet. Já nas duplas-faltas, Gasquet teve quatro, contra zero do número cinco do mundo.