Topo

Ponto polêmico rouba a cena em vitória de Djoko sobre Murray em Miami

Do UOL, em São Paulo

26/03/2014 19h00

Atual vice-líder do ranking mundial, Novak Djokovic eliminou o campeão do Masters 1000 de Miami em 2013, Andy Murray, com um ponto polêmico. O sérvio derrotou nesta quarta-feira o britânico por 2 sets a zero, parciais de 7-5 e 6-3, no primeiro reencontro dos tenistas desde a final de Wimbledon do ano passado, que havia terminado com a vitória e último título de Grand Slam de Murray.

O ponto que levantou polêmica na torcida e em redes sociais ocorreu no fim do primeiro set, no serviço de Murray. Djokovic, como fotos e replays comprovaram depois da jogada, passou a raquete por cima da rede para rebater a bola. O sérvio e o britânico chegaram a conversar sobre o lance, e o juiz decidiu manter o ponto para Djokovic.

Depois disso, Murray não conseguiu reagir no game, e Djokovic fechou o primeiro set com um triplo set point, em 55 minutos. Na segunda etapa, o britânico voltou mais focado e até conseguiu quebrar o serviço do adversário, mas o sérvio devolveu a quebra na sequência e confirmou o próprio saque.

No fim do segundo set, Murray mais uma vez ficou sem reação: durante seu serviço, Djokovic teve um triplo break point e conseguiu quebra-lo. Na sequência, o sérvio sacou em 40-0, com o triplo point, e fechou a partida, em 1h30.

No estádio lotado que assistiu à partida com polêmica, estavam torcedores ilustres. Na torcida de Andy Murray, o ator Kevin Spacey e o agora ex-treinador Ivan Lendl; na de Djokovic, a modelo Adriana Lima, que até postou uma foto demonstrando apoio ao sérvio.

Agora, Djokovic pega nas semifinais o vencedor da partida entre Roger Federer e Kei Nishikori, que será realizada ainda nesta quarta-feira. As quartas de final do outro lado da chave serão disputadas nesta quinta-feira, entre Rafael Nadal e Milos Raonic, e entre Alexandr Dolgopolov e Tomas Berdych.

Djokovic segue em busca do tetracampeonato em Miami, já tendo conquistado títulos em 2007, 2011 e 2012. E o sérvio vem embalado: há uma semana e meia, levantou o troféu do Masters 1000 de Indian Wells. A vitória desta quarta-feira foi a 12ª do sérvio contra o britânico, em 20 partidas disputadas.

Saque e Voleio: Um árbitro cego e uma preposição mal traduzida

saque e voleio -  -

Não precisa muito para uma discussão nonsense quando as três pessoas envolvidas são falantes nativos de idiomas diferentes e se veem em uma situação onde a tradução de uma preposição faz toda diferença do mundo. Foi assim que Andy Murray, Novak Djokovic e o árbitro argentino Damian Steiner, que cometeu uma falha absurda ao não enxergar o lance.

Entenda sobre o lance e sobre a regra do tênis que definiria corretamente o ponto no Saque e Voleio.