Topo

Sharapova até chega perto, mas Serena mantém 10 anos de freguesia

Do UOL, de São Paulo

27/03/2014 15h56

Serena Williams venceu nesta quinta-feira mais um capítulo contra uma de suas maiores rivais no circuito. A norte-americana derrotou a russa Maria Sharapova por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-3, pelas semifinais do Premier de Miami, e ampliou ainda mais o domínio que tem sobre a adversária: agora soma 15 vitórias seguidas.

O primeiro encontro entre as tenistas ocorreu justamente no Premier de Miami, dez anos atrás, quando Williams eliminou Sharapova nas oitavas de final. Essa foi o 18º duelo entre as tenistas, e as duas únicas vitórias da russa ocorreram também em 2004, em Wimbledon e no WTA Championships.

Nesta semana, Sharapova afirmou que a chave para enfrentar Serena era aproveitar as oportunidades. E ela começou a partida desta quinta-feira mostrando isso na prática: quebrou a norte-americana no quarto game do primeiro set. Serena chegou a salvar dois break points, mas cedeu a quebra na terceira tentativa da russa, que confirmou o próprio serviço na sequência.

Apesar de demonstrar irritação e com a partida em 4 games a 1 para a russa, a norte-americana conseguiu se recuperar no jogo, e venceu os 5 games seguintes. Com um triplo set point, Serena não teve problemas para fechar por 6-4 a primeira etapa do jogo, em 48 minutos.

Ao fim do primeiro set, o técnico de Sharapova, o holandês Sven Groeneveld, tentou tranquilizar a jogadora, afirmando que ela estava criando oportunidades e as teria novamente. E teve mesmo: começou o segundo set confirmando o serviço e quebrando Serena, depois de uma dupla falta da norte-americana.

Mas a russa teve muitas dificuldades para confirmar o serviço na sequência, e foi quebrada após também cometer uma dupla falta. Nos três games seguintes, ambas confirmaram seus saques, até que Sharapova foi quebrada novamente, e Serena serviu para o jogo. Sharapova até conseguiu um break point que poderia lhe dar uma sobrevida no jogo, mas Serena teve frieza para fechar a partida em 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-3.

Garantida na final, Serena Williams agora aguarda a vencedora da outra semifinal, que será disputada ainda nesta quinta-feira entre eslovaca Dominika Cibulkova e a chinesa Na Li. As semifinalistas já se enfrentaram seis vezes no circuito, e a chinesa venceu todas as partidas.