Topo

Ferrer surpreende e deixa Nadal de fora da final de Monte Carlo após 9 anos

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 09h52

David Ferrer foi responsável, nesta sexta-feira, por algo que não acontecia desde 2004: deixar Nadal de fora da final do Masters 1000 de Monte Carlo. Após 9 decisões seguidas, o atual número 1 do mundo foi surpreendido pelo seu compatriota e acabou eliminado já nas quartas de final, ao perder por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/4.

O jogo começou extremamente disputado, com pontos longos e muita troca de bola no fundo da quadra. Os tenistas tinham dificuldades com o saque, e os games eram quase sempre bastante extensos. Tanto que o primeiro set só acabou no tie-break e após mais de 1h40 de jogo.

Na parcial seguinte, Ferrer aproveitou o bom momento no jogo e abriu duas quebras de vantagem. Nadal chegou a esboçar uma reação, mas não conseguiu reverter o prejuízo a tempo. Melhor para o número 6 do mundo, que venceu o seu compatriota pela sexta vez na carreira, contra 21 do rival.

"Tinha claro o esquema de jogo que precisaria manter, mas jogar contra o Rafa é especial porque ele não te dá nenhum minuto de respiro", disse Ferrer ao final do duelo. "Contra ele, tem que estar disposto a aguentar suas investidas e saber que, as vezes, ou você faz o winner ou ele 'te come'".

Esta é apenas a terceira vez que Nadal perde em Monte Carlo. Ele tem também 50 vitórias. Apesar da derrota, ele ainda tem o melhor retrospecto da história entre os tenistas. Teve a sua primeira participação em 2003, com apenas 16 anos. Venceu todas as oito edições de 2005 até 2012, mas no último ano perdeu a final para Novak Djokovic.

Na quinta-feira, ele já havia tingido outra marca histórica: chegou a 300 vitórias em quadras de saibro ao bater Andreas Seppi. David Ferrer enfrentará na semifinal o suíço Stanislas Wawrinka, que derrotou Milos Raonic pouco mais cedo.