Topo

Federer vence Djokovic e fará final contra Wawrinka pela 1ª vez na história

Do UOL, em São Paulo

19/04/2014 11h54

Roger Federer aproveitou bem as oportunidades e venceu Novak Djokovic, neste sábado, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, para chegar à final do Masters 1000 de Monte Carlo. Com o êxito, ele fará pela primeira vez na história uma final contra o seu compatriota e amigo Stanislas Wawrinka.

É a quarta vez que o atual número 4 do mundo chega à final de Monte Carlo, mas nas outras três oportunidades acabou sendo derrotado pelo espanhol Rafael Nadal. Esse foi o seu 34º confronto contra Djokovic, e os números mostram um retrospecto bastante equilibrado. Federer chegou agora a sua 18ª vitória, contra 16 do sérvio.

O jogo começou com os tenistas mostrando bastante regularidade e trocando muitas bolas no fundo da quadra. Apesar de algumas chances, nenhuma quebra aconteceu até o 11º game, quando Federer pressionou e conseguiu a vantagem. Assim, fechou o set logo em seguida por 7 a 5.

Na parcial seguinte, Djokovic parecia ter sentido o golpe e mostrava um semblante bastante abatido em alguns momentos, algo bastante raro pela personalidade do tenista. Federer, que nada tinha a ver com isso, aproveitou o momento instável do rival e conseguiu duas quebras providenciais para disparar no placar e fechar o jogo por 2 sets a 0, e 6 a 2 na parcial.

Na decisão, teremos um duelo entre suíços pela primeira vez na história. Roger Federer e Stanislas Wawrinka, números 3 e 4 do mundo respectivamente, nunca se encontraram em uma final de qualquer outro torneio, apesar de já terem se enfrentado 14 vezes.

E se a estatística servir para alguma coisa, Federer poderá comemorar o título inédito em Monte Carlo. Isso porque ele venceu 13 vezes o compatriota e só perdeu uma. Ambos são amigos, integram a seleção da Suíça na Copa Davis, e constantemente enviam incentivos um para o outro. Entretanto, neste domingo, a cordialidade deverá ficar de lado. O jogo, que ainda não tem horário definido, deve acontecer por volta das 11h de Brasília.