Topo

Nadal conta com lesão de adversário e quebra jejum no saibro europeu

Do UOL, em São Paulo

11/05/2014 16h16

Rafael Nadal quebrou o jejum de títulos na temporada de saibro e ganhou o Master de Madri. Para isso contou com a desistência do japonês Kei Nishikori que não aguentou as dores nas costas e desistiu no terceiro set. Neste momento, a partida estava empatada em 1x1 e o espanhol vencia o set decisivo por 3x0.

Pelo modo que a final terminou a comemoração foi discreta, mas a vitória quebrou a incomoda sequência de derrotas do número um do mundo no saibro, piso em que é considerado o maior jogador da história. Ele não passou das quartas em Monte Carlo e Barcelona, campeonatos que defendia o título. Os maus resultados colocavam em risco o favoritismo para Roland Garros, Grand Slam vencido oito vezes por Nadal e local que sofreu apenas uma derrota na carreira.

Mas por muito tempo a final pareceu estar longe das mãos do espanhol. No primeiro set ele não teve chances e foi vítima dos potentes ataques do adversário que repetia a estratégia que deu certo por outros rivais. Até mesmo o poderoso forehand de Nadal foi agredido por golpes potentes.

No segundo set Nishikori logo quebrou o saque do adversário e manteve o script de ataques precisos. Tudo caminha bem até sacar em 4x2, quando Nadal aproveitou o sexto break point que teve no set e igualou o placar. O japonês pediu atendimento médico por causa de um problema nas costas antes de sacar em 4x5, perder o serviço e ver o jogo ficar empatado.

Neste momento, ele foi para os vestiários e voltou sem conseguir se mexer. Rapidamente ficou atrás no placar e havia dificuldades até para caminhar. Quando perdia por 3x0 desistiu. Nadal foi comedido na comemoração. Com o título, ele repetiu os mil pontos conquistados pela vitória ano passado.

O resultado é importante porque ele defende três mil pontos nas próximas semanas por ser o atual campeão do Master de Roma, que ocorre nesta semana, e de Roland Garros, que começa em 25 de maio. A principal ameaça é o sérvio Novak Djokovic, que não jogou em Madri por estar machucado.

Ele manteve a inscrição para Roma, mas sua presença ainda não está garantida. O suíço Roger Federer é outra possível ausência. Pai de gêmeos na última semana, o recordista de Grand Slams está na chave, mas pode não viajar para Itália.