Topo

Djokovic vira contra Nadal e conquista o Masters 1000 de Roma pela 3ª vez

Do UOL, em São Paulo

18/05/2014 13h40

O sérvio Novak Djokovic venceu o espanhol Rafael Nadal por 2 sets a 1 (4-6, 6-4 e 6-3) e conquistou o título do Masters 1000 de Roma pela terceira vez na carreira, quebrando uma sequência de dois títulos do rival, que foi muito contestado nos últimos dias por não fazer grandes exibições no torneio, disputado no piso que é especialidade de Nadal, o saibro. Djoko levou uma premiação de R$ 1,6 milhão com o título.

Nadal começou dominante a partida, fazendo parecer que passaria sem maiores problemas por Djokovic. O tenista espanhol abriu 4 a 1 nos games, mas viu o número 2 do mundo reagir e encostar no marcador após devolver uma quebra de saque sofrida no início do set.

Mesmo assim, Nadal voltou a jogar em bom nível e manteve os dois serviços seguintes até fechar a parcial em 6-4. No quinto game vencido contra Djokovic, o espanhol saiu de um 0-40 para virar e confirmar o saque.

O espanhol terminou o primeiro set com quatro break points salvos em cinco chances que o sérvio teve para quebrar o saque. Djokovic conseguiu salvar apenas dois dos quatro que Nadal conseguiu.

No segundo set, foi Djokovic quem começou por cima. Após confirmar o serviço no primeiro game, o sérvio aproveitou um lindo contra-ataque para quebrar o saque de Nadal, abrindo 2 a 0.

O game seguinte confirmou a superioridade do sérvio no set. Djokovic conseguiu colocar 3 a 0 no placar com uma deixada de bola impressionante, sem chances para Nadal. O espanhol se recuperou em seguida e diminuiu a vantagem de Djokovic.

Assim como Djokovic havia feito no primeiro set após ficar três games atrás no placar, Nadal também mostrou que acordou na partida e conseguiu uma quebra de saque, reduzindo a vantagem do sérvio para 3 a 2.

A partida, nesse momento, estava mais equilibrada no ponto a ponto, mas o espanhol voltou a ceder uma quebra para o sérvio, que voltou a colocar vantagem no placar. Mesmo assim, Nadal deu muito trabalho a Djokovic no serviço seguinte. O sérvio conseguiu confirmar o saque, mas precisou de jogadas de gênio para não sofrer outra quebra.

Djokovic entrou no game seguinte com tranquilidade, sabendo que a pressão estava toda em cima de Nadal, que sacava para tentar se manter vivo no set. O sérvio abriu 0-30, aumentando ainda mais o susto do espanhol. Nadal conseguiu tirar forças para uma virada e conseguiu manter o serviço, impedindo um set point do rival, e adiando a definição da parcial.

A nova reação de Nadal acabou não sendo suficiente. Apesar de conseguir estar a frente no game seguinte, o espanhol levou uma virada e viu Djokovic fechar o set em 6-3, empatando o jogo e levando a decisão para o terceiro set.

O set decisivo começou no ritmo da parcial anterior. Mais seguro, Djokovic quebrou logo o primeiro serviço de Nadal. O posicionamento em quadra do sérvio era muito melhor que o do rival. O espanhol foi vítima de várias jogadas no fundo da quadra jogadas pelo adversário.

O momento de Nadal na partida era cada vez pior. Com o serviço, o espanhol completou nove pontos perdidos em sequência para Djokovic ao levar um 0-30. O número 1 do mundo quebrou essa série e empatou o game, mas não impediu que o sérvio conseguisse de novo tomar a dianteira e chegar a mais um break point. Nadal, com um belo primeiro saque, conseguiu salvar e abriu vantagem na jogada seguinte.

Djokovic não se deixou abalar e empatou duas vezes o game, antes de conseguir mais um break point. Mesmo com a dura resistência oferecida pelo rival, Nadal lidou com a pressão e impediu uma nova quebra no saque seguinte. Com dez minutos de duração, o game finalmente terminou com vitória do espanhol, que reduziu a vantagem do sérvio no set para 2 a 1.

Mesmo com confirmações de serviços, ficava nítido no terceiro set que Djokovic ameaçava muito mais chegar a uma quebra do que Nadal, que se esforçava para virar as jogadas do sérvio.

Nadal mostrou que definitivamente estava vivo no jogo ao conseguir sua primeira quebra no terceiro set, deixando a parcial empatada em 3 a 3. A situação, porém, não abateu Djokovic, que respondeu com um 0-40 no saque seguinte do espanhol. Nadal tentou, mas não impediu mais uma quebra do sérvio, que voltou a ficar na dianteira do placar, com 4 a 3.

Djokovic confirmou o saque seguinte sem nenhum problema, marcando todos os pontos. O título veio do jeito que o sérvio conduziu o terceiro set. Com uma bela quebra de saque, Djoko se sagrou campeão.