Topo

Djokovic fica irritado, mas vence amigo de infância e vai à final em Paris

Do UOL, em São Paulo

06/06/2014 10h51

Novak Djokovic reencontrou um velho amigo na partida desta sexta-feira em Roland GarroS: o letão Ernests Gulbis. Nenhum dos atletas, no entanto, facilitou o jogo por causa da amizade e o sérvio venceu por 3 sets a 1, parciais de 6-3, 6-3, 3-6 e 6-3. Djokovic, até, quebrou sua raquete em um momento de fúria após ponto do adversário.

Djokovic e Gulbis se conhecem há 12 anos, desde quando jogavam na escolinha de tênis do ex-jogador Nikola Pilic em Munique, na Alemanha. Naquela época, Gulbis chamou a atenção de Djokovic, que já previa uma grande carreira para o letão.

“Ele sempre foi muito talentoso. Lembro dele chegando para os treinos batendo com firmeza nas bolas. Ele sempre teve aquela confiança em si que, mesmo ainda com 14 ou 15 anos, você poderia dizer que ele seria grande”, lembrou Djokovic, elogiando o adversário antes da partida em entrevista à ATP.

A confiança de Gulbis citada pelo sérvio foi o principal obstáculo encontrado por ele na partida desta sexta-feira. O letão não se intimidou com o domínio de Djokovic durante o primeiro set e enganou o adversário com boas jogadas em seguidas ocasiões.

Bolas invertidas, slice disfarçado de drop-shot, saques fortes e bolas rápidas na paralela foram algumas das armas usadas pelo letão para enganar Djokovic. Gulbis, no entanto, cometeu muitos erros e acabou facilitando para o sérvio.  Na partida, o número 17 do mundo cometeu 44 erros não forçados e 40 erros forçados, além de ver seu saque ser quebrado em cinco ocasiões.

Djokovic, por sua vez, apostou na paciência nas trocas de bolas e na regularidade de seu jogo para, sem muito esforço, conseguir a vitória parcial por 2 sets a 0.

No terceiro set, porém, Gulbis foi mais agressivo, dominou um Djokovic abatido e cansado pelo calor de quase 30º C de Paris. O letão conseguiu, até, tirar o amigo do sério.

Djokovic não suportou o calor e, ao ver se saque ser quebrado, chegou a quebrar a raquete, jogando-a no chão. A atitude levantou vaias da torcida.

Para a última parcial, porém, o número dois do mundo se recompôs e voltou a dominar o jogo, fechando o set por 6 a 3 em apenas 34 minutos.

Na grande decisão, Djokovic irá enfrentar  Rafael Nadal ou Andy Murray, que ainda nesta sexta-feira fazem a segunda semifinal desta edição do torneio. Caso Nadal seja derrotado, Novak Djokovic passa a ser o tenista número um do mundo.