Topo

Nadal bate Djokovic e quebra recorde com nono título em Roland Garros

Do UOL, em São Paulo

08/06/2014 13h45

O espanhol Rafael Nadal fez história neste domingo ao bater o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 3-6, 7-5, 6-2 e 6-4, em 3h31 de partida, e conquistar o título de Roland Garros pela nona vez, um recorde entre todos os torneios, e o primeiro tenista a faturar o Grand Slam francês por cinco vezes consecutivas.

O troféu mantém Nadal na liderança do ranking da ATP, conquistada em setembro do ano passado justamente após o espanhol ultrapassar Djokovic, além de garantir o equivalente a R$ 5 milhões em premiação.

Nadal levou um susto ao ver um Djokovic mais dominante no primeiro set. O sérvio aproveitou uma quebra de serviço para colocar vantagem e fechar a parcial em 6-3. A partir daí, o jogo foi do espanhol. O tenista sérvio, inclusive, chegou a vomitar em quadra no começo da partida.

Djokovic dificultou muito a reação de Nadal, mas o número 1 do mundo conseguiu levar o set e empatar a partida com um 7-5. Na terceira parcial, o espanhol impôs o ritmo do jogo e não deu chances ao sérvio, passando à frente no marcador com um 6-2.

O quarto set foi muito equilibrado. Nadal abriu vantagem sobre Djokovic, mas o sérvio conseguiu uma quebra de serviço para empatar a parcial em 4-4. Mesmo assim, o espanhol voltou a conseguir uma quebra de saque e fechou a partida com um 6-4, faturando o título.

Depois do jogo, Djokovic se emocionou e foi muito aplaudido quando recebeu o troféu de vice-campeão. Roland Garros permanece como o único Grand Slam não vencido pelo sérvio, que foi campeão no Aberto da Austrália, no Aberto dos Estados Unidos, e em Wimbledon. "Jogar contra o Djokovic é sempre um grande desafio. Tenho certeza de que ele ainda vai vencer aqui um dia", disse Nadal durante a premiação.

Nadal comemorou o título agradecendo à torcida e aos voluntários que trabalharam na organização do torneio. "Jogar em Roland Garros é uma emoção inesquecível", disse o agora nove vezes campeão do Grand Slam, que também afirmou esperar voltar no ano que vem para tentar o 10° título.