Topo

Tsonga completa semana inesquecível batendo Federer para conquistar Toronto

Do UOL, em São Paulo

10/08/2014 18h22

Nas oitavas de final Jo-Wilfried Tsonga surpreendeu e, com impressionante duplo 6-2, eliminou Novak Djokovic, número um do mundo, do Masters 1000 de Toronto. Nas quartas de final, precisou de três sets, mas conseguiu eliminar Andy Murray, outro nome que aparece entre os quatro principais do mundo do tênis no momento. Neste domingo, ele teria que passar por Roger Federer, talvez o melhor tenista da história, para conquistar a taça no Canadá. E conseguiu. Passou pelo suíço com 7-5 e 7-6(3) e venceu um Masters 1000 pela segunda vez na carreira.

Término de uma semana inesquecível para o francês, que se empolga para o Masters 1000 de Cincinnati, na próxima semana, e também para o Aberto dos EUA, no final do mês. Entre os Grand Slams, o dos EUA é o único no qual Tsonga nunca chegou ao menos às semifinais.

"A vitória não teria sido tão boa se não fosse contra você", disse Tsonga a Federer ao receber o troféu, mostrando o respeito que tem pelo suíço.

Foi a segunda final do dia em Toronto: na primeira, título brasileiro. Bruno Soares, ao lado de Alexander Peya, conquistou a taça de duplas ao bater Marcelo Melo e Ivan Dodig.

A força do saque de Tsonga foi importantíssima na decisão. Ele venceu incríveis 94% dos pontos em primeiro serviço, contra 70% de Federer. Foram 11 aces.

Na primeira parcial, Tsonga converteu sua única chance de quebra para abrir vantagem e fechar em 7 a 5.

Já o segundo set foi mais complicado. Federer converteu todos seus sete aces da partida no set final, mas o máximo que conseguiu foi levar a decisão para o tie-break. Lá, Tsonga só perdeu três pontos e não foi ameaçado.

Com o título, Tsonga voltará a aparecer no top 10 da ATP na próxima segunda-feira, no 10° lugar. Já Federer segue em 3°, atrás apenas de Rafael Nadal e Novak Djokovic.