Topo

Jovem de 15 anos repete feito de Kournikova, mas não fatura um centavo

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 07h13

A história mais curiosa do segundo dia de Aberto dos EUA fez a felicidade dos donos da casa. Na pequena quadra seis do complexo de Flushing Meadows, a jovem Catherine Bellis, 15 anos, entrou em quadra para encarar Dominika Cibulkova, 25 anos, cabeça de chave n°12 do torneio e vice-campeã do Aberto da Austrália neste ano. O resultado parecia óbvio. Mas Bellis criou uma nova história.

Ao vencer o duelo por 2 sets a 1 - parciais de 6-1, 4-6 e 6-4 -, ela se transformou na mais jovem a vencer um jogo no último Grand Slam do ano desde 1996, quando ela nem havia nascido. Naquele ano, a então promissora Anna Kournikova chegou até às oitavas de final também aos 15 anos. Ainda não se sabe o quão longe Bellis irá, ou se conseguirá construir uma história no tênis diferente da russa (que abandonou a carreira em 2003, aos 22 anos). Mas o primeiro passo foi dado na pequena quadra seis em Nova York.

Bellis, na atualidade, é apenas a 1208ª no ranking da WTA, e só entrou no torneio por vencer o campeonato nacional dos EUA sub-18, ganhando um convite. Ela ainda não é profissional e, por este motivo, não receberá os mais de 60 mil dólares a que teria direito por avançar para a segunda rodada.

“Nunca pensei que apareceria para o mundo assim”, disse, ainda emocionada, dentro de quadra após a vitória”.

A jovem tenista treina com Leo Azevedo, brasileiro que já trabalhou Thomaz Bellucci e, atualmente, faz parte da equipe de treinadores da Federação Americana de Tênis.

André Sá estreia com vitória nas duplas

O brasileiro André Sá foi o primeiro dos especialistas em dupla do país a entrar em quadra - e saiu com vitória. Ao lado do croata Mate Pavic, o experiente mineiro de 37 anos bateu facilmente a dupla formada por Chase Buchanan e Tennys Sandgren, ambos dos EUA: 6-2 e 6-3.

O ponto forte da dupla de Sá foi a constância no primeiro serviço: 92% dos pontos foram aproveitados. Eles também conquistaram 18 winners na partida, além de converterem todas as três chances de quebra que tiveram. Leia mais no Tênis Brasil.

Teliana -  -
Teliana dura apenas 57 minutos em estreia

A primeira participação de Teliana Pereira em um Aberto dos EUa durou apenas 57 minutos: levando até 'pneu', caiu para Anastasia Pavlyuchenkova em 2 a 0, parciais de 6-2 e 6-0.

Ela já havia sido derrotada pela russa em seu primeiro jogo em um Grand Slam - em janeiro deste ano, na Austrália. Leia o relato completo do jogo.

Federer abre campanha com vitória sobre australiano

Vindo do título do Masters 1000 de Cincinatti, Roger Federer começou sua participação no Aberto dos EUA com vitória tranquila sobre MArinko Matosevic em três sets.

Ele só teve dificuldade no último set, quando precisou do tie-break para vencer. Na segunda rodada, enfrenta outro australiano: Samuel Groth. Leia o relato completo da vitória de Federer.