Topo

Bellucci joga bem e vence set em jogo dramático, mas cai para Wawrinka

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 01h38

Todos os fãs de tênis que estavam com vontade de assistir a um jogo na noite desta quarta-feira só tinham uma opção: Thomaz Bellucci contra Stanislas Wawrinka. O brasileiro teve a chance de fechar a programação do Aberto dos EUA e jogou na quadra central do complexo de Flushing Meadows contra o número 4 do mundo, mas não aproveitou a chance para produzir uma zebra: foi eliminado na segunda rodada do último Grand Slam: 3 a 1, parciais de 6-3, 6-4, 3-6 e 7-6(1).

Assim, Bellucci encerra sua participação nos Slams de 2014 com apenas três vitórias: uma na Austrália, uma em Roland Garros e uma nos EUA - ou seja, não conseguiu passar da segunda rodada em nenhuma oportunidade. Mesmo assim, o brasileiro deverá subir no ranking, aparecendo no máximo em 81°.

A derrota também acaba com curiosa estatística: Bellucci tinha 100% de aproveitamento em jogos contra o suíço. No caso, apenas uma vez eles haviam duelado: em Gstaad-2009, quando o brasileiro eliminou Wawrinka na segunda rodada e, depois, foi campeão.

Nesta quarta, não é que Bellucci tenha jogado mal. No primeiro set, por exemplo, um ponto mudou a história: Bellucci tinha o saque com 3 a 2 contra. Salvou dois break-points e, depois, subiu à rede para um voleio fácil. Mandou na rede. Acabou quebrado e perdeu o set. Esse foi um de 10 erros não-forçados.

Na segunda parcial, Wawrinka começou seu show no primeiro saque: 94% dos pontos nesse caso. Com 12 winners (contra seis de Bellucci), não teve como o suíço sair derrotado. A quebra da vitória veio no 6° game.

O terceiro set foi o melhor do brasileiro: com duas quebras, abriu 5 a 1. Para isso, mais contou com os erros de Wawrinka do que com seus acertos: foram apenas 4 winners, enquanto o suíço cometeu 16 erros não-forçados. Apesar de ser quebrado uma vez e ver o placar diminuir para 5 a 3, conseguiu fechar no 1° set point que teve a favor.

Na quarta parcial, Bellucci começou no mesmo ritmo do anterior, quebrando primeiro e abrindo 3 a 1. Wawrinka, porém, voltou ao seu ritmo inicial e começou a errar menos, acertando boas bolas, principalmente paralelas.  Assim, conseguiu empatar logo em seguida: 3 a 3. Ambos mantiveram os games, mas o drama começou com 5 a 4 para Wawrinka: Bellucci teve que salvar um match-point para se manter no jogo. O destino foi o tie-break.

Wawrinka, após mais um erro não-forçado em slice de Bellucci, abriu 3 a 0. No ponto seguinte, o suíço encaixou um ace de segundo saque. Isso desmotivou Bellucci, que só pontuou em um erro de Wawrinka: 7 a 1, para fechar o jogo em 3 sets a 1.

Na próxima rodada o suíço enfrenta Blaz Kavcic. Bellucci deverá voltar às quadras na repescagem da Copa Davis, quando o Brasil enfrenta a Espanha em São Paulo.