Topo

"Rei das viradas" apronta de novo nos EUA; sonho de jovem de 15 anos acaba

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 10h00

Em 2013, Tommy Robredo se tornou o primeiro tenista a vencer três partidas de Grand Slam de forma consecutiva saindo atrás em dois sets, mas virando para 3 a 2. O feito foi alcançado entre a segunda rodada e as oitavas de final em Roland Garros. Na carreira, eram seis viradas desse gênero em Slams até a última quinta-feira. Mas ele conseguiu o feito de novo.

O "rei das viradas", como muitos da imprensa especializada chamam Robredo, avançou para a terceira rodada do Aberto dos EUA com vitória sobre Simone Bolelli. Nos dois primeiros sets, o italiano dominou o jogo: 7-5 e 7-6(5). Só que aí Robredo começou a fazer o que gosta.

Jogando no fundo de quadra, começou a aproveitar os erros de Bolelli. Conseguiu quatro quebras de serviço e fechou os três sets em 6-4, 6-3 e 6-2. Aí pôde comemorar mais uma virada ao seu estilo.

“Perco dois sets e digo ‘vou tentar começar bem para ver se ganho o terceiro’. Se consigo, tento mais para vencer o quarto, e depois de tanta luta, tem que dar tudo até que esteja morto”, declarou após a partida.

Só que a virada também teve polêmica: no final do terceiro set, um torcedor gritou que uma bola havia sido fora. O árbitro de cadeira parou o jogo enquanto Bolelli deixava de responder a bola graças ao grito. O árbitro optou por não voltar o ponto e deu vantagem a Robredo, que venceu o set.

O espanhol aproveitou o momento para começar a construir a virada: "Foi um momento muito importante, porque vi Bolelli abalado”, comentou. Na próxima rodada, ele enfrenta Nick Kyrgios, australiano que eliminou Rafael Nadal em Wimbledon. Chance de revanche para a Espanha.

Sonho de americana de 15 anos acaba

Na primeira rodada da chave feminina,  Catherine Bellis, 15 anos, conquistou os EUA ao conseguir avançar de fase. Ela já virou alvo da imprensa local e, para a segunda rodada, foi escalada como uma das principais atrações da noite. Mas o sonho, nesse Slam, já acabou.

Ela chegou a vencer um set com um "pneu", o 2° sobre Zarina Diyas. Mas caiu no primeiro e no terceiro para ser eliminada. "Foi uma grande experiência", disse a contente Bellis com seu resultado. 

Afinal, 1.160 posições separam ela de sua rival desta quinta no ranking da WTA. É possível que ela suba mais de 900 posições no ranking com essa segunda rodada conquistada (1.208 no momento).

bellis -  -