Topo

Alvo de piada no Brasil, tenista já perdeu apoio dos EUA por culpa do peso

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 14h26

Derrotada por Serena Williams no Aberto dos Estados Unidos na semana passada, a jovem Taylor Townsend ganhou destaque não por ter enfrentado a líder do ranking, mas sim por sua forma física. Um comentarista do Sportv a comparou a Walter, atacante do Fluminense que luta constantemente contra a balança. E justamente por essa razão ela já enfrentou problemas bem maiores.

Atualmente com 18 anos, Taylor fez parte de um programa de formação de atletas da federação norte-americana de tênis. Em 2012, porém, ela soube que não teria o apoio da entidade por estar fora de forma, mesmo sendo a número 1 do ranking mundial juvenil na oportunidade.

A federação se recusou a pagar sua inscrição no Aberto dos Estados Unidos e recomendou que ela não participasse da disputa juvenil. Na época, além de líder do ranking, ela era a campeã do Aberto da Austrália e campeã de duplas de Wimbledon. Sua mãe, então, bancou a viagem e a hospedagem em Nova York.

O caso ganhou repercussão. As ex-jogadoras Martina Navratilova e Lindsay Davenport atacaram os dirigentes. “Você não pode punir alguém por seu corpo”, disse Davenport. “Estou furiosa”, acrescentou Navratilova, em declaração publicada pelo The Wall Street Jornal.

Dias depois, contudo, a federação voltou atrás e alegou que tudo não passava de um mal entendido, para alívio de Taylor. “Eu tinha ficado muito triste, chorei muito. Trabalho duro, não cheguei por milagre à liderança do ranking”. Por outro lado, a relação com a federação nunca mais foi a mesma.

Atualmente, Taylor ocupa a 103ª posição no ranking adulto. Na chave principal do Aberto dos Estados Unidos deste ano, perdeu por 2 sets a 0 para Serena na primeira rodada, quando virou alvo de piada de Dácio Campos, comentarista do Sportv.

“Ela carrega uma boia, então não dá. Esse excesso de bagagem que ela carrega… a Serena também já teve. Afogada ela não morre. É o Walter do tênis”, disse ele em comentário no Arena Sportv.